Homônimo e parônimo – O que são? Exemplos e Exercícios

Homônimos e parônimos, apesar de estarem muito relacionados e sempre aparecerem juntos em manuais e gramáticas, não são necessariamente a mesma coisa. Vejamos cada um deles a seguir, só aqui, no Gestão Educacional!

O que são homônimos?

Homônimos e parônimos

Homônimos são palavras escritas e pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes. É o caso de real, por exemplo, que pode significar tanto “verdadeiro” quanto “relativo ao Rei” ou, ainda, indicar o nome da moeda brasileira. Confira:

  • “Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma cousa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios” (ASSIS, Machado de., 2011, p.314);
  • “A população, cordialmente alegre, não regateou demonstrações de afeto à real família” (ASSIS, Machado de., 2017, p. 78);
  • “Incerteza sobre Previdência faz real ser ‘vice’ mundial em perda de valor” (EXAME, 2019).

Os homônimos ainda podem ser divididos em três categorias:

  • Homônimos perfeitos: quando a grafia e a pronúncia são iguais – são (saudável) e são (verbo ser);
  • Homônimos homófonos: quando a pronúncia é igual, mas a grafia diferente – cela (de prisão) e sela (de cavalo);
  • Homônimos homógrafos: quando a grafia é igual, mas a pronúncia diferente – apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar);

O que parônimos?

Parônimos, por sua vez, são palavras que, embora pareçam-se na escrita e na pronúncia, também têm significados diferentes. Diferem-se por não serem totalmente iguais na escrita e/ou na pronúncia como os homônimos são, sendo apenas levemente parecidas, causando uma certa confusão.

É o caso de descrição e discrição, por exemplo. Confira:

  • “Se falasse, por exemplo, no botão de ouro que trazia ao peito, e na qualidade do couro das botas, iniciaria uma descrição, que omito por brevidade” (ASSIS, Machado de., 2017, p. 199);
  • “Entramos, e o Quincas Borba, com a discrição própria de um filósofo, foi ler a lombada dos livros de uma estante, enquanto eu lia a carta, que era de Virgília […].” (ASSIS, Machado de., 2017, p. 228).

Apesar de levemente semelhantes na pronúncia e na escrita, diferenciando-se apenas por uma vogal, possuem significados muito diferentes. Confira os significados de cada um, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2015, p. 309):

  1. Descrição: 1. Relato das características (de algo) <d. de uma doença> 2. Exposição oral ou escrita <d. do encontro>.
  2. Discrição: 1. Qualidade ou característica de discreto <comporta-se com d.> Capacidade de distinguir o certo do errado; discernimento.

Resumo das diferenças entre homônimos e parônimos

A principal diferença, como vimos, é que homônimos possuem ou a grafia, ou a pronúncia ou ambas idênticas, enquanto parônimos não possuem nenhuma delas, sendo apenas confundidos por determinada semelhança.

Exemplos de homônimos e parônimos

São homônimos:

A) Cabo (extremidade pela qual se segura algo, como cabo de panela);

B) Cabo (feixe de fios);

C) Cabo (patente militar);

D) Cabo (ponta de terra que entra pelo mar, como Cabo da Boa Esperança);

E) Cabo (cabo eleitoral, que faz campanha para algum candidato).

Dentre outros significados.

São parônimos (definições do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa):

A) Eminente: adj. Acima do que está em volta; proeminente, alto <torre e.> 2 Superior aos demais <um mestre e.>;

B) Iminente: adj. 1. Que está prestes a ocorrer; próximo <desabamento i.>.

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário