Acento ou assento – Significado e Exemplos

A palavra “assento”, com “ss”, refere-se ao ato de sentar. Já a palavra “acento”, com “c” significa os sinais gráficos ao acentuar uma palavra. São palavras homônimas, ou seja, com a mesma pronúncia. No entanto, cada uma conta com sua forma correta de escrita, bem como significado.

Em alguns casos, os corretores ortográficos ajudam a salvar a gramática, mas, neste caso, não será de grande auxílio. Isso porque, para saber qual versão utilizar, é necessário primeiro entender em qual contexto a palavra está inserida – coisa que o corretor ortográfico automático não faz.

Confira quando empregar cada uma, bem como exemplos práticos de uso, só aqui no Gestão Educacional!

Acento ou assento

Significado de “acento”

Ao utilizar a palavra “acento” com a letra “c”, você estará se referindo ao tipo de acentuação utilizado em outras palavras. Por exemplo, ao acento circunflexo ou agudo.

Veja alguns exemplos:

  • Quando eu devo usar o acento circunflexo?;
  • O acento da palavra “ideia” não existe mais;
  • Quais as regras para saber se as palavras levam acento circunflexo ou agudo?.

Significado de “assento”

Deve-se usar a palavra “assento” com “ss” quando a sentença se relaciona ao ato de sentar. Pode ser o assento do carro, do cinema, do sofá de casa ou em qualquer situação que remeta sempre à ideia de “sentar em algum lugar”.

Veja alguns exemplos de uso:

  • Cuidado com essa cadeira! O seu assento está quebrado;
  • Ele gostaria de um assento na câmara;
  • Há vários assentos no cinema, mas você precisa escolher na hora de comprar o ingresso.

Como saber qual usar?

Para saber a grafia correta da palavra, basta analisar o contexto e ver ao que ele se refere. Se está relacionado à acentuação de palavras, deve-se utilizar a versão com “C”. Mas, se estiver relacionado ao ato de sentar, deve-se usar a palavra com 2 “s”.

Ou seja:

  • Acento = aCentuação
  • Assento = Sentar-Se

Notou que a própria grafia das palavras é semelhante ao seu significado? Lembre disso como uma dica para não errar mais!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

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