Acerca ou A cerca – Significado e Exemplos

Ambas as grafias de “acerca” e “a cerca” estão corretas. No entanto, cada um deve ser usada em determinadas orações. No primeiro caso, “acerca” deve ser usada como um sinônimo de “sobre”. A versão separada, “a cerca”, emprega-se quando se quer transmitir o sentido de aproximação.

Há, ainda, uma terceira possibilidade: “há cerca de”. Nesse caso, representa o tempo que já se passou. Entenda melhor quando usar cada um, só aqui no Gestão Educacional!

Acerca ou a cerca

Significado de “acerca de”

Apenas a palavra “acerca”, escrita junto, é um advérbio que indica a proximidade de algo. A expressão “acerca de” é uma locução prepositiva. Pode ser considerada sinônimo de “sobre” ou “a respeito de”.

Por exemplo:

  • Eles estavam falando acerca de política (Eles estavam falando SOBRE política).

Para saber se deve usar essa grafia, basta substituir a palavra “acerca de” por “sobre”. Se couber a substituição, sem perder o sentido, então o correto é escrever “acerca de”.

Significado de “a cerca de”

Quando escrita separado, significa algo aproximado, sendo um sinônimo de perto. Deve-se utilizar a expressão “a cerca de” quando ela estiver relacionada à aproximação de espaço, como a distância aproximada de um local a outro.

Por exemplo:

  • O mercado fica a cerca de 1km da minha casa.

Significado de “há cerca”

“Há cerca”, escrita com o “h”, é uma conjugação do verbo “haver”. Essa é a forma correta quando pretende-se tratar do tempo aproximado que algo aconteceu. Por exemplo:

  • Há cerca de um mês, nasceu o meu sobrinho;
  • A última vez que o vi foi há cerca de 1 ano atrás.

Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply