Palavra vinda do latim adverbium – em que ad significa “junto a” e verbum” palavra que é parte do discurso que expressa “ação” -, o advérbio é um vocábulo invariável, que costuma seguir adjetivo, verbo ou outro advérbio, mudando todo o sentido da frase.
Ou seja, o advérbio serve para designar palavras que vão exprimir circunstâncias, alterando o sentido do verbo, do adjetivo ou do advérbio. Esse elemento da língua é flexionado em grau, sendo dividido entre modo, intensidade, lugar, tempo, negação, dúvida e afirmação. Leia informações completas sobre o advérbio, abaixo.
Veja alguns exemplos aplicados em setenças:
Exemplos:
Veja exemplos:
Veja os exemplos:
Acompanhe os exemplos a seguir:
Veja alguns dos exemplos, abaixo:
Exemplos:
Os advérbios são palavras invariáveis, porque não sofrem flexão entre singular e plural e nem entre feminino e masculino, porém são flexionados quanto aos graus comparativo e superlativo. Acompanhe, abaixo:
Quando no grau comparativo, o advérbio caracteriza relação de igualdade, superioridade ou inferioridade. Veja:
Exemplo: Rafaela é tão alta quanto Yasmin.
Exemplo: Marcela é menos alta que Ruan.
Exemplo: Flavio é mais alto que Sirlei.
Exemplo: Henrique tirou nota melhor que João na prova.
Nesse caso, o advérbio pode ser:
Esses tipos estão separados dos anteriores, pois não modificam verbos, adjetivos ou advérbios, sendo chamados de palavras denotativas.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário