Abaixo ou a baixo – Diferença, Significado e Como Usar

Abaixo e a baixo são dois casos peculiares da língua portuguesa: são pronunciados da mesma forma, escritos de maneira ligeiramente diferente (há somente um espaço de diferença) e possuem significados que se assemelham.

Essa proximidade entre ambos os termos gera dúvida na hora de escrevê-los. Afinal, qual é o correto? Nesse caso, não há errado. Tanto abaixo como a baixo existem na língua portuguesa e são aceitos livremente.

No entanto, é importante apontar que abaixo e a baixo possuem significados ligeiramente diferentes e, por isso, devem ser utilizados com cuidado, para evitar erros de português ou de comprometimento da mensagem que se quer passar para a pessoa a quem se dirige.

Antes de saber detalhadamente o significado de cada um, é interessante analisar um pouco mais a respeito dessas palavras. Abaixo é um advérbio de lugar, tratando-se de um termo que modifica um verbo (ou substantivo, adjetivo e outro advérbio), acrescentando a ele uma circunstância. Nesse caso, acrescenta-se uma noção de lugar, de posicionamento.

a baixo é uma expressão composta pela preposição “a” e pelo substantivo “baixo”. De modo geral, relaciona-se a outras expressões como “de cima” e “de alto”, formando uma contraposição.

A expressão a baixo é utilizada para referir-se a um sentido de deslocamento de posição de um local alto para um baixo. É justamente por isso que comumente vem acompanhada e em contraposição às expressões “de cima” e “de alto”.

Tudo isso é mais fácil de entender sabendo exatamente os significados de abaixo e a baixo, bem como verificando exemplos de sua aplicação em frases. A seguir, veja essas informações e aproveite para fazer o teste que elaboramos sobre o assunto, só aqui no Gestão Educacional!

Diferença e significado de abaixo e a baixo

Abaixo ou a baixo

Abaixo

Trata-se de um advérbio de lugar, que significa “em posição inferior”, “em situação de menor importância” ou “em lugar menos elevado”. Portanto, passa uma noção de posicionamento, como nessas orações:

  • Verifique detalhes sobre o assunto, no artigo abaixo;
  • Sua performance está abaixo do esperado;
  • Suas notas estão abaixo da média da turma;
  • João Silva, abaixo assinado, declara que as informações deste documento são verdadeiras;
  • A previsão para o inverno é de temperaturas abaixo de 10 graus Celsius.

Um detalhe importante: é comum em algumas comunicações escritas, especialmente em e-mails, o uso de abaixo acompanhado do verbo “seguir”. A maior dúvida, nesse caso, é se o advérbio ou o verbo são flexionados no plural.

Há uma regra que ajuda a esclarecer essa dúvida: somente o verbo “seguir” será flexionado, concordando com o sujeito. Abaixo é invariável, sempre. Verifique exemplos dessa regra aplicada:

  • Segue abaixo tabela demonstrativa;
  • Seguem abaixo tabelas demonstrativas;
  • Segue abaixo documento para inscrição;
  • Seguem abaixo documentos para inscrição.

Existe, ainda, mais um caso de aplicação do advérbio abaixo: ele pode ser empregado como interjeição. Confira uma lista de exemplos que se aplicam a essa situação:

  • Abaixo à ditadura!
  • Abaixo ao fascismo!
  • Abaixo ao autoritarismo!
  • Abaixo ao racismo!

A baixo

A baixo é uma expressão que significa “para baixo”, “até embaixo”. Seus antônimos são as também expressões “de alto” e “de cima”. Geralmente, aparece em contraposição aos seus antônimos nas frases:

  • Olhou-me de cima a baixo;
  • Vistoriou o apartamento de alto a baixo;
  • Rasgou o vestido de cima a baixo;
  • Fez uma foto de cima a baixo da obra de arte.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, embora tenha sentido de “para baixo”, a preposição “a” da expressão não leva crase, porque “baixo” é uma palavra masculina. 

[CONFIRA TAMBÉM: USOS CRASE ]

Como usar abaixo e a baixo?

  • Abaixo: substitua a palavra por seus sinônimos, por exemplo, “embaixo”, “sob”, “debaixo”. Se o sentido da oração não for alterado, abaixo é a opção correta;
  • A baixo: troque pelo sinônimo “para baixo” ou “até embaixo”. Caso a frase permaneça com o mesmo sentido, a expressão a baixo deve ser utilizada.

Preencha as lacunas com abaixo e a baixo:

  1. a) Gostaria de analisar essa peça de cima ________.
  2. b) Seu desempenho está _____ do meu.
  3. c) Seu nome está _____ do meu na lista de convocados.
  4. d) ______ ao bullying!
  5. e) Seguem _____ fotos da festa.
  6. f) Gosta de medir as roupas de cima _______.

Respostas

A baixo – Abaixo – Abaixo – Abaixo – Abaixo – A baixo.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content