Aparelho Fonador: conheça os órgãos responsáveis pelos sons da fala

O ato de falar só é possível porque existe um conjunto de órgãos que formam o aparelho fonador. Conheça cada um deles aqui!

O ato de falar só é possível porque existe um conjunto de órgãos que formam o aparelho fonador, sendo eles: diafragma, os pulmões, a laringe e a boca. As partes da boca envolvidas na fala são chamadas de articuladores: lábios, língua, mandíbula e dentes. Os articuladores trabalham em conjunto para formar sons, como /r/ em “fila”.

Diafragma

O diafragma é uma folha de músculo que forma o chão de cavidade torácica. Ele separa o abdômen dos pulmões e o ajuda a respirar. Quando você inspira, o diafragma se move para baixo e permite que o ar entre em seus pulmões. No entanto, quando você expira, ele empurra para cima, contra seus órgãos abdominais, e força o ar a sair.

Além disso, o diafragma também ajuda a produzir sons da fala quando se contrai para comprimir e expandir as pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), que fazem sons à medida que se juntam e se separam.

Pulmões

Os pulmões são os órgãos da respiração, responsáveis pela troca controlada de oxigênio e dióxido de carbono entre o corpo e o meio ambiente. Os pulmões estão localizados no tórax (peito), onde são compostos de tecido esponjoso que permite respirar ar quando você inala.

Laringe

Aparelho Fonador conheça os órgãos responsáveis pelos sons da fala (Imagem: FreePik.com)
Aparelho Fonador conheça os órgãos responsáveis pelos sons da fala (Imagem: FreePik.com)

A laringe é um órgão cartilaginoso localizada no pescoço, onde estão as cordas vocais. A laringe atua como uma barreira protetora que impede a entrada de objetos estranhos nas vias aéreas; além disso, contém músculos que lhe permitem respirar, engolir e falar.

A caixa vocal é composta de três partes: pregas vocais, epiglote e cartilagem tireoideana ou a maçã de Adão. As pregas vocais são duas bandas de tecido que se estendem pela garganta como cortinas quando você não está falando ou cantando (chamadas de “posição de descanso”).

Quando você fala ou canta, elas vibram juntas e produzem ondas sonoras que viajam através de fluidos aquosos (chamados muco e saliva) antes de alcançar a área da boca. E, finalmente, tornam-se audíveis como palavras ou sons que podemos ouvir.

Cordas vocais

As cordas vocais são duas tiras de tecido muscular que se abrem e se fecham para produzir som. Elas localizam-se na laringe, que também é conhecida como a caixa de voz. As cordas vocais vibram para produzir som, que se ouve quando alguém fala ou canta.

O tom de sua voz depende de quão largas ou estreitas são suas cordas vocais quando elas vibram. As cordas vocais se movem em diferentes posições pelos músculos dentro do corpo – da mesma forma que uma corda de guitarra pode ser afinada para criar notas diferentes.

Além de produzir sons, as cordas vocais ajudam a proteger os pulmões de alimentos e líquidos que possam entrar neles enquanto você come e bebe.

Faringe

A faringe é um órgão em forma de tubo no pescoço que conecta a boca, cavidades nasais e laringe ao esôfago. A faringe é revestida por uma membrana mucosa que a protege das substâncias nocivas que podem entrar em contato com ela.

Referência

NIELSEN, K.S; DUKE. J.B.Fisiologia Animal-Adaptação e Meio Ambiente.5.ed.São Paulo: Santos Editora, 2002.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário