Bill Gates – Quem é? Biografia e Obras

Bill Gates é um empresário do ramo de tecnologia que, junto com Paul Allen, fundou a Microsoft, famosa empresa de software responsável pelo sistema operacional mais utilizado no mundo, o Windows.

O sistema criado por Gates e Allen provocou uma revolução na tecnologia ao criar um sistema que utiliza uma interface gráfica simples e fácil de utilizar, popularizando o uso de computadores pessoais.

Infância e juventude

Bill Gates

William Henry Gates III nasceu em Seattle, no dia 28 de outubro de 1955. De classe média alta, seu pai era advogado, e a mãe, professora universitária. Sua condição familiar lhe permitiu estudar nas melhores escolas da cidade.

O talento de Bill já se mostrava desde sua juventude e, com 16 anos, já trabalhava escrevendo sistemas para jogos eletrônicos (os famosos fliperamas). No ano seguinte, criou, junto com seu amigo Paul Allen, um software que lia fitas magnéticas com informações sobre tráfego de veículos. Nesse mesmo ano, foi aprovado em Harvard, nos cursos de Matemática e Direito.

Durante a universidade, Bill e Paull desenvolveram um interpretador da linguagem Basic, muito utilizada naquele momento por programadores. A recepção ao produto, embora modesta, encorajou os jovens a dar um passo mais ousado: eles resolveram fundar uma empresa.

Nascia assim, em 1975, a Microsoft. Bill Gates tinha apenas 19 anos.

Microsoft

A primeira medida que Bill tomou após fundar a empresa foi abandonar Harvard para poder se dedicar exclusivamente a ela.

O primeiro grande impulso da empresa se deu em 1980, com a assinatura de um contrato com a IBM para a criação de um sistema operacional. Ao invés de criar, Bill resolve comprar um sistema já pronto, junto a Seattle Computer Products e, após algumas modificações, relançou o sistema com o nome de MS-Dos, que seria utilizado pela IBM.

Esse sistema pavimentou o caminho daquele que seria, indiscutivelmente, o maior sucesso da empresa, o lançamento do sistema operacional Windows, em 1985.

Bill Gates

Windows

Lançado em 1983, esse sistema revolucionou a indústria de softwares. Até então, os sistemas operacionais funcionavam por linhas de comando, mas, com o Windows, tudo passou a ser possível com um clique. A interface do Windows simplificou sobremaneira o uso de computadores pessoais, possibilitando a popularização dos PCs.

O sistema foi sendo aperfeiçoado pelas novas versões e por outros lançamentos, como o Office, um pacote de aplicativos para uso em escritórios, tais como editor de texto, planilha eletrônica, banco de dados, etc.

A versão atual do software é o Windows 10, lançado em 2015. Estima-se que o sistema operacional Windows esteja presente em aproximadamente 90% dos computadores pessoais no mundo.

Xbox

Em 2.001, a Microsoft entrou no mercado de games com o lançamento do console Xbox, visando concorrer com o PlayStation da Sony. O sucesso foi imediato e, em 2006, a empresa apresentou uma nova versão, Bill Gatesainda melhor, o Xbox 360.

Esse console trouxe uma grande inovação: tecnologia Kinect, um sensor de movimento que permite maior integração entre usuário e game. A versão atual do console, o Xbox One, foi lançado em 2.013.

Uma das inovações dessa nova geração de consoles é a sua integração com outros tipos de mídia, tais como Smart TVs, plataformas de streaming e a possibilidade de acesso à internet, graças ao navegador Edge, o mesmo utilizado atualmente pelo Windows.

O console possui, também, um serviço online chamado Xbox Live, que permite que seus assinantes joguem on-line pela conexão com banda larga.

Lumia

Em 2014, a Microsoft comprou a divisão de dispositivos móveis da empresa finlandesa Nokia, rebatizando seus lançamentos com a marca Lumia.

Vida pessoal

Bill Gates se casou em 1994 com Melinda Ann French. O casal tem três filhos: Jennifer Gates, Rory Gates e Phoebe Gates.

Em 2000, Bill criou, juntamente com sua esposa, a Fundação Bill e Melinda Gates, uma organização filantrópica que tem como objetivo financiar pesquisas nas áreas de saúde, sobretudo em doenças como a AIDS ou outras que atingem principalmente os países em desenvolvimento, bem como pesquisas sobre energias limpas e renováveis.

Desde 2008, Bill está afastado das funções executivas da Microsoft para se dedicar à fundação e a outros projetos, embora ainda seja um dos donos da empresa.

Nas últimas décadas, foi comum ver Bill Gates na lista dos homens mais ricos do mundo. Sua fortuna, atualmente, está estimada em 96,5 bilhões de dólares, atrás apenas de Jeff Bezos, dono da Amazon.

Como um dos homens mais influentes do mundo, Bil Gates já ganhou diversos prêmios, foi eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do século, xondecorado com a Ordem do Império Britânico e também com a Ordem da Àguia Asteca, a mais alta condecoração concedida pelo governo mexicano a estrangeiros por sua atuação em causas humanitárias.

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content