Chuva Ácida – O que é? Como ocorre? Formação, Consequências e Exercícios

Como o Brasil é um país tropical, estamos acostumados a ver chuva caindo. No entanto, você sabia que existe uma chuva que é ácida? Apesar de toda chuva ter pH menor que 7, dizemos que ela é acida quando seu pH é menor que 5,6.

Este fenômeno começou a ser registrado depois da Revolução Industrial, quando houve uma liberação muito grande de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis.

Esses gases, quando em contato com a água da chuva, transformam-na em ácida, causando prejuízos para a biodiversidade do planeta e, até mesmo, destruindo monumentos históricos.

Países altamente industrializados, como China, EUA, Hungria e Escócia são frequentemente afetados por este fenômeno. É importante lembrar, no entanto, que, às vezes, os países que recebem esta chuva não foram os emissores dos gases que a ocasionaram.

Chuva ácida

Como ocorre a chuva ácida?

Este fenômeno ocorre a partir da liberação de elementos (como nitrogênio e enxofre), resultantes de processos de combustão do carro e de fábricas, por exemplo. Tais elementos, por sua vez, reagem com o oxigênio da atmosfera e formam óxidos.

Se considerarmos o enxofre, que é o mais comum, é formado o óxido sulfúrico (SO3). Esse óxido entra em contato com o vapor d’água na atmosfera, dando origem ao ácido sulfúrico. Quando chove, a água da chuva se mistura ao ácido, produzindo a chuva ácida, de pH entre 5 e 5,2.

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Essas substâncias são chamadas de óxidos ácidos, porque, em contato com a água (neste caso, água de chuva), formam ácidos.

Chuva ácida

Esquema de produção da chuva ácida.

Consequências da chuva ácida

O pH 5 é suficientemente ácido para causar destruição. A constante queda de chuva ácida pode alterar criticamente o pH do solo e dos rios, matando sua biodiversidade.

As plantas são desidratadas lentamente, causando perfurações. A morte delas impacta na alimentação dos animais. Além disso, no solo, a chuva retira minerais e nutrientes importantes para o crescimento da vegetação, e contamina rios e lagos com metais pesados.

Isto foi o que ocorreu em Cubatão (SP), em 2015, quando houve vazamento do gás dióxido de enxofre (SO²) de uma empresa. No entanto, os EUA já registraram este evento nas décadas de 70 e 80, que matou árvores e peixes e destruí estátuas em Washington. A chuva ácida é capaz de deteriorar peças de calcário, corroendo peças de arte ao redor do mundo.

Para o ser humano, este fenômeno pode causar aumento na frequência de asma e outros problemas pulmonares e cardiovasculares.

Chuva ácida

Estátua danificada pela chuva ácida.

Como evitar?

Para evitar a produção de chuva ácida, deve-se diminuir o máximo possível a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para isso, algumas ações vêm sendo executadas por países como Estados Unidos e China, que são altamente industrializados, a fim de evitar até mesmo que seus poluentes se desloquem sobre outros países.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da chuva acida, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Chuva Ácida – O que é? Como ocorre? Formação, Consequências e Exercícios

1) (Adaptado PUC-RS) Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que essa situação esteja relacionada:

  • a) À ação de visitantes despreparados para a contemplação das obras de arte.
  • b) Ao fenômeno El Niño, que aumenta a concentração de chuvas no verão.
  • c) Às ondas de frio que têm assolado o continente nos últimos invernos.
  • d) Às chuvas ácidas.

2) (Adaptado Enem 2013) O problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na:

  • a) Redução da flora.
  • b) Elevação das marés.
  • c) Erosão das encostas.
  • d) Laterização dos solos.

3) (Adaptado Vunesp-SP) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?

  • a) Na2O e NO2
  • b) CO2e MgO
  • c) CO2e SO3
  • d) CO e NO2

Deixe seu Comentário

WebGo Content