Ciclo da água – Quais são, Como funcionam e Exercícios Resolvidos

Ciclos biogeoquímicos são aqueles nos quais alguma substância passa dos meios abióticos para o biótico e retorna ao seu local inicial. Ou seja, representa a ciclagem dos elementos.

Um destes ciclos que ocorrem na Terra é o ciclo hidrológico. Nele, o elemento em ciclagem é a água. Esta substância é o único líquido inorgânico encontrado naturalmente na Terra e é essencial para a vida.

Atualmente, não há um consenso sobre a origem dela no planeta, mas acredita-se que esteve aqui desde a formação do Sistema Solar, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.

O ciclo da água é o processo permanente de transformação dela na natureza, indo de um estado físico para o outro. Entenda melhor, a seguir no Gestão Educacional!  

Ciclo da água

Quais são os ciclos da água?

O ciclo hidrológico pode ser dividido em duas etapas: o ciclo curto e o ciclo longo.

Ciclo curto da água

De forma geral, é mais direto e simples. É caracterizado pela evaporação da água das fontes na terra, que é transformada em nuvens, condensada e retornada à superfície terrestre.

As etapas deste ciclo são:

  1. Os raios solares aquecem a água na superfície terrestre, evaporando-a, passando do estado líquido para o gasoso;
  2. Quando na atmosfera, o vapor d’água esfria e se condensa formando as nuvens, ocorrendo a transformação do estado gasoso para o líquido. Enquanto o peso destas nuvens não é alto, elas permanecem flutuando na atmosfera;
  3. Quando há grande acúmulo de água nas nuvens, ocorre a precipitação. Dependendo da temperatura do local, a água precipita como chuva, granizo ou neve. Passando do estado líquido para o estado sólido;
  4. Quando a água atinge o solo, ela se infiltra e forma os lençóis freáticos, ou volta para os mares, rios e lagos;
  5. No entanto, parte da água que atinge a superfície pode ter outros destinos, como ser absorvida pelas plantas que irão devolvê-la à superfície terrestre, por meio da transpiração. É aqui que se inicia o ciclo longo da água.

Ciclo longo da água

Corresponde à transformação da água que está presente em outras formas na natureza, como na transpiração de animais e plantas, nas raízes, na urina e em outros locais.

Assim, quando a água atinge o solo, pode ser utilizada por plantas e animais, participando dos processos de transpiração, respiração, fotossíntese e, até mesmo, cadeia alimentar.

Ela volta então para a terra por evapotranspiração, urina e decomposição dos seres vivos, caracterizando um ciclo mais complexo dentro dos organismos.

Ciclo da água

Funções

O ciclo hidrológico é fundamental para a formação de rios, mares, oceanos, lençóis freáticos, que armazenam água e que sustentam as espécies.

No entanto, a urbanização também influencia no ciclo da água, mas de maneira negativa. A construção de edifícios e asfaltos diminuem a infiltração dela no solo, aumentando o escoamento superficial. Consequentemente, as enchentes ocorrem com maior frequência e podem trazer outros danos, como disseminação de doenças e mortes por afogamento.

Além disso, a urbanização corrobora para a poluição da água, por meio do derramamento de resíduos tóxicos e lixo. O desmatamento também prejudica o ciclo, diminuindo as taxas de evaporação.

Exercícios resolvidos

1. (Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. Assinale:

a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.

b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.

c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.

d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.

e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.

Alternativa “a”. Os seres vivos dependem da água para suas atividades metabólicas e, posteriormente, eliminam-na em diferentes processos.

2. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado a seguir, na ordem em que aparecem.

A urbanização promove alterações no ciclo hidrológico por reduzir a infiltração no solo. O volume de água que deixa de infiltrar permanece na superfície, _____________ o escoamento superficial. As vazões máximas ______________. Com a redução da infiltração, ____________ o nível do lençol freático.

a) aumentando – aumentam – diminui

b) aumentando – aumentam – aumenta

c) diminuindo – diminuem – diminui

d) diminuindo – aumentam – diminui

e) aumentando – diminuem – aumenta

Alternativa “a”. A impermeabilização dos solos nos centros urbanos leva a um aumento do escoamento superficial, aumentando, também, a vazão dos rios. Assim, diminui-se o nível dos lençóis freáticos.


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://midia.atp.usp.br/plc/plc0011/impressos/plc0011_top06.pdf


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply