Essa ou esta – Significado e Exemplos

Ambas as palavras existem na língua portuguesa, portando, estão corretas. No entanto, elas são usadas em situações muito diferentes.

É importante entender que tanto “essa” “como esta” são pronomes demonstrativos e a forma feminina dos pronomes “esse” e “este”. Entenda mais a respeito com este conteúdo completo do Gestão Educacional!

Essa ou esta

Significado de “essa”

Essa, é uma forma de se referir a objetos ou qualquer outra coisa que está próxima a quem se fala – isso é o que chamados de diferenciação de espaço.

A expressão “essa” também pode ser usada no tempo passado ou futuro à pessoa que fala, tida como uma diferenciação de tempo.

Na diferenciação do discurso, “essa” pode ser usada para dizer o que foi mencionado. Veja alguns exemplos para entender melhor:

  • Essa maquiagem que está aí é sua, estou te dando de presente (diferenciação de espaço);
  • Essa viagem foi a melhor que já fiz na vida (diferenciação de tempo);
  • Foram essas as pautas abordadas na reunião de ontem (diferenciação de discurso).

Significado de “esta”

O “esta” é usado quando o objeto ou o que está sendo demonstrado está próximo da pessoa que está falando. Nesse caso, se caracteriza a diferenciação de espaço.

Na diferenciação do tempo, o ” esta” é usado no tempo presente da pessoa que fala. Enquanto que na diferenciação do discurso, é usado para se referir ao que vai ser mencionado no discurso:

  • Esta maquiagem aqui é minha (diferenciação de espaço);
  • Esta viagem será a melhor que vou fazer na vida (diferenciação de tempo);
  • Estas são as pautas que serão abordadas na reunião de amanhã (diferenciação de discurso).

Como visto acima, são situações bem diferentes nas quais o “essa e o esta” são usadas. Fique atento para não errar mais!


Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply