Estações do ano – Quais são? Como ocorrem? Características

É muito comum a curiosidade sobre os meses mais chuvosos, ou aqueles mais quentes. Mas, o que faz com que existam essas mudanças? Um bom caminho para descobrir é conhecendo as estações do ano.

Claro que entender as alterações climáticas vai além de seu caráter curioso. Entendê-las ajuda as pessoas de diferentes épocas a se precaverem das intempéries que acentuam ao longo de um ano. Também, é fundamental para que muitos setores produtivos se desenvolvam.

As estações do ano são quatro partes usadas pelas ciências para dividir as características climáticas de determinados meses. Esses ciclos duram 3 meses, e são conhecidos como primavera, verão, outono e inverno.

Pelas enormes dimensões da Terra, tais períodos não acontecem por igual em todas os lugares do planeta. As estações do ano ocorrem em meses diferentes em cada hemisfério (norte e sul). Confira mais, a seguir, só no Gestão Educacional!

Estações do ano2

 

Como surgem as estações do ano?

Primavera, verão, outono e inverno são definidos pela posição do planeta em relação ao Sol. Durante o movimento de translação (movimento da Terra em torno do Sol, que dura 365 ou 366 dias), a Terra tem uma variação de sua inclinação, e este posicionamento faz com que os raios solares atinjam de forma diferente os hemisférios.

As posições que o planeta assume durante a translação dão origem à seguinte classificação:

Como dito, esse movimento orbital irradia luz solar com intensidades diferentes aos hemisférios norte e sul, o que cria regrinhas simples de entender:

  • Quando acontece o solstício de verão no hemisfério norte, no hemisfério sul, será o período do solstício de inverno, e vice-versa;
  • Quando é o equinócio de primavera no hemisfério norte, no hemisfério sul, será o equinócio de outono, e vice-versa.

As estações do ano ocorrem de forma invertida em ambos os hemisférios, e acontecem em datas específicas, vejamos:

  • Equinócio de 21 de março – nesta data, começa, no hemisfério Sul, o outono, já no Norte, é o início da primavera;
  • Solstício de 21 de junho – no hemisfério Sul, será inverno, e no Norte, começará o verão;
  • Equinócio de 23 de setembro – no hemisfério Sul, agora será a vez da primavera, e no Norte, começa o outono;
  • Solstício de 21 de dezembro – começa o verão no hemisfério Sul, e o frio do inverno se espalha pelo hemisfério Norte.

Estações do ano

Características das estações do ano

Além das datas que determinam o início e o fim de cada estação do ano, característica físicas ajudam a identificar as alterações no comportamento climático de cada região.

Porém, por causa das dimensões do planeta, nem todas as estações do ano se apresentarão com todos os fenômenos meteorológicos iguais. Durante o inverno, por exemplo, não cai neve em todos os lugares.

Quando separamos a Terra em grandes regiões, tais como temperada e tropical, temos um comportamento do clima bem parecido. Vejamos cada um, a seguir.

Estações do ano em áreas temperadas

  • Outono – as temperaturas são agradáveis, e começa o desfolhamento das árvores, para resistirem ao inverno;
  • Inverno – rigoroso em muitas áreas, temperaturas sempre estão próximas aos 0ºC; neva em boa parte dos lugares;
  • Primavera – as temperaturas voltam a ficar amenas, e os dias serão mais longos que as noites;
  • Verão – há um aumento considerável das temperaturas; em alguns países, os termômetros se aproximam dos 40ºC.

Estações do ano em áreas tropicais

O Brasil se encontra nesta região, e, em boa parte do território, não é possível ver muita diferença entre as estações. As exceções desse comportamento, no hemisfério sul ,são de lugares que estão mais próximos às regiões frias do polo antártico. Ou em áreas de cadeias de montanhas.

De forma geral, é o ciclo da chuva que define as estações do ano nas áreas tropicais, e nesses momentos é que existirá uma alteração na temperatura.

Mas, durante outono e inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas. Já na primavera e no verão, os dias se estendem e as noites encurtam.

As regiões polares têm características semelhantes, tanto no Norte quanto no Sul. Os invernos são bastante rigorosos, e praticamente não há luz solar; já no verão, há uma melhora nas temperaturas, e o sol aparece o dia inteiro. Então, praticamente só existem 2 estações do ano nos polos.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content