Exercícios de genética com gabarito para testar seu conhecimento

A Biologia é o estudo da vida e, por isso, pode ser separada em diversas vertentes que se conectam. Por exemplo, a biologia estuda os animais, as plantas, os fungos, e a genética. A genética reúne os conhecimentos sobre os genes, que são moléculas responsáveis pelas características físicas e até psicológicas, de cada indivíduo. Por isso, quando ouvimos que alguém é muito parecido com os pais, isso significa que há um mecanismo de transmissão de características de uma geração para outra. Esse processo é estudado pela genética.

Exercícios de genética

O que é e o que estuda

A genética estuda tanto o mecanismo de transmissão de caracteres entre as gerações, como quais são as moléculas que estão envolvidas na formação do DNA e quais processos ocorrerem para que essas moléculas sejam produzidas. Assim, a genética costuma ser dividida em genética clássica e genética molecular.

Principais conteúdos

  • Hereditariedade
  • Biologia Molecular (DNA, RNA, Cromossomos, genes, genótipo, genoma, fenótipo)
  • Processos mitóticos e meióticos

Exercícios

Tente resolver os exercícios de genética abaixo, retirados de questões de vestibulares e do ENEM.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

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Teste seus conhecimentos sobre Exercícios de genética com gabarito para testar seu conhecimento

1) (UERJ) Sabe-se que a transmissão hereditária da cor das flores conhecidas como copo-de-leite se dá por herança mendeliana simples, com dominância completa. Em um cruzamento experimental de copos-de-leite vermelhos, obteve-se uma primeira geração – F1 - bastante numerosa, numa proporção de 3 descendentes vermelhos para cada branco (3:1). Analisando o genótipo da F1, os cientistas constataram que apenas um em cada três descendentes vermelhos era homozigoto para essa característica.

  • a) 4 Aa
  • b) 2 Aa : 2 aa
  • c) 3 AA : 1 Aa
  • d) 1 AA : 2 Aa : 1 aa

2) (Enem 2009)  Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

  • a) ) os genótipos e os fenótipos idênticos.
  • b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
  • c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
  • d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

3) (FATEC - SP) Pares de genes, com segregação independente podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno e conhecido como:

  • a) interação gênica
  • b) epistasia
  • c) poligenia
  • d) dominância completa

4) (UFSCAR) Que é fenótipo?

  • a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
  • b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
  • c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
  • d) É o conjunto de características de um indivíduo.

5) (UFPR - 2006) Na genealogia abaixo, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante. Analisando essa genealogia, é correto afirmar:

  • a) Apenas os indivíduos I:1; II:1 e II:5 são heterozigotos.
  • b) Todos os indivíduos afetados são homozigotos.
  • c) Todos os indivíduos não afetados são heterozigotos.
  • d) Apenas o indivíduo I:1 é heterozigoto.

6) (UEPB PB) Sobre o vocabulário genético, associe corretamente: I. genótipo; II. fenótipo; III. gene; IV. heredograma. A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree. B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA. C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores. D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas. Assinale a alternativa correta:

  • a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
  • b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
  • c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
  • d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D

7) (UFC CE)  Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:

  • a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
  • b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
  • c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
  • d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.

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