Guimarães Rosa – Biografia, Vida e frases que marcaram a obra do autor

Guimarães Rosa foi um médico, diplomata e escritor brasileiro. Tendo um grande interesse por línguas, uma das características mais marcantes da obra de Guimarães Rosa é a criação de neologismos misturando arcaísmos e variações populares.

Sua principal obra, Grande Sertão: Veredas foi lançado em 1956, sendo um sucesso praticamente imediato. Guimarães Rosa ocupou a cadeira de número 2 da Academia Brasileira de Letras, tendo morrido apenas três dias após a cerimônia de posse, vítima de um ataque cardíaco.

Biografia de João Guimarães Rosa

Confira a seguir uma breve biografia de João Guimarães Rosa, com algumas curiosidades e alguns dos principais acontecimentos que marcaram sua vida.

Nascimento e primeiros anos

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908. Foi o primeiro de seis filhos de Florduardo Pinto Rosa, pequeno comerciante estabelecido na zona pastoril centro-norte de Minas, e Francisca Guimarães Rosa.

Guimarães Rosa concluiu o ensino primário em sua cidade natal e o ensino secundário em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Desde cedo, revelou-se apaixonado pela Natureza e pelas línguas, falando posteriormente uma série de idiomas.

Em 1925, aos 16 anos, Guimarães Rosa ingressou no curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, formando-se em 1930, mesmo ano em que se casou com Lígia Cabral Pena, com quem teve duas filhas.

Infância Guimarães Rosa

Carreira como diplomata, segundo casamento e prisão na Alemanha

Em 1934, após exercer a profissão médica por alguns anos no interior do estado, Guimarães Rosa ingressou na carreira diplomática. O seu vasto conhecimento em línguas facilitou a investida na área. Serviu na Alemanha (1938), Colômbia (1942), França (1948), além de desempenhar algumas funções no Itamaraty.

Em sua passagem pela Alemanha, Guimarães Rosa conheceu Aracy de Carvalho, com quem se casou pela segunda vez. Os dois ficaram na Alemanha até 1942, quando o Governo Brasileiro declarou guerra à Alemanha, ficando do lado dos Aliados.

Nesse contexto, o casal ficou quatro meses sob custódia em Baden-Baden, Hamburgo, até os dois serem trocados por diplomatas alemães após uma negociação.

Guimarães Rosa Biografia

Estreia na literatura e sucesso meteórico

Guimarães Rosa estreou na literatura apenas em 1946, quando publicou Sagarana, uma coletânea de contos, já bastante elogiada na época. Porém, seu sucesso viria apenas em 1956, quando o escritor publicou duas das suas principais obras: Grande Sertão Veredas (1956) e Corpo de Baile (1956).

O nome de Guimarães Rosa foi, então, prontamente alçado ao sucesso. Suas obras foram publicadas em diversos países do mundo, em várias línguas diferentes.

Candidatura à Academia Brasileira de Letras e morte prematura

Em 1963, já com o sucesso como escritor estabelecido, Guimarães Rosa tentou pela segunda vez uma candidatura à Academia Brasileira de Letras, sendo aprovado por unanimidade. Entretanto, adiou a cerimônia de posse por alguns anos.

Em 1967, Guimarães Rosa finalmente decidiu realizar a cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras, tomando posse da cadeira número 2, cujo patrono é Álvares de Azevedo.

Porém, 3 dias após a cerimônia, Guimarães Rosa morreu de ataque cardíaco, aos 59 anos, no Rio de Janeiro.

Principais características da obra

  • Inovações de linguagem, com influências de variações linguísticas populares, regionais e criações de vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares
  • Representação do sertão, embora não seja totalmente regionalista, já que sua obra conta com certo universalismo
  • Alguns dos temas recorrentes são o destino, a morte, o amor, a vida, o bem e o mal, Deus e o Diabo etc.

Lista de obras 

Confira a seguir as obras literárias de João Guimarães Rosa, em ordem cronológica.

Alguns livros do autor foram disponibilizadas na íntegra por reservatórios de Universidades, Instituições colaborativas e/ou pela lei de Domínio Público. Na lista, elas estão com links disponíveis, basta clicar para visualizar e fazer download em PDF.

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content