Paroxítonas – O que são? Regras de acentuação e Exercícios Resolvidos!

Dependendo da posição da sílaba tônica, as palavras da língua portuguesa são classificadas em um determinado grupo. Elas podem ser: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas.

O estudo da classificação das palavras de acordo com a posição do acento tônico é de interesse da prosódia.

Paroxítonas

[VEJA TAMBÉM: O QUE SÃO OXÍTONAS?]

Paroxítonas: o que são?

Basicamente, são chamadas paroxítonas as palavras cujas sílabas tônicas recaem na penúltima sílaba, independente do número de sílabas que a palavra tenha.

São exemplos de paroxítonas, portanto, os seguintes vocábulos:

  • Calçada;
  • Mangueira;
  • Criança;
  • Viúva;
  • Carta;
  • Tapete;
  • Desculpa;
  • Retorno;
  • Fome;
  • Espaço.

As paroxítonas diferenciam-se das oxítonas e das proparoxítonas por estas possuírem o acento tônico na antepenúltima sílaba (sica) e aquelas na última (Desculpar).

Regras de acentuação de paroxítonas

As paroxítonas recebem acento gráfico na sílaba tônica quando obedecerem às seguintes regras:

  • Forem terminadas em L, N, R, PS, X, US, I/IS, OM/ONS, UM/UNS, Ã(S)/ÃO(S): maleável, len, cater, ceps, rox, rus, ri, íons, rum, órfão;
  • Forem terminadas com os ditongos -EA, -OA, -EO, -UA, -IA, -UE, -IE, -UO e -IO, seguidos ou não de -S: goa, reo, ereo, etc.

Obs: De acordo com a Nova Ortografia, os ditongos abertos -EI e -OI não são mais acentuados: idéia -> ideia, estóico -> estoico, etc.

[VEJA TAMBÉM: O QUE SÃO PROPAROXÍTONAS?]

Exercícios Resolvidos

1. Assinale a alternativa cujo grupo de vocábulos só contém paroxítonas.

a) Exército, família, camada, verbo;

b) Bulgária, solavanco, trindade, camarote;

c) Velório, tomada, cegonha, folha;

d) Tamanco, paralelepípedo, vinho, gato;

e) Gaita, cimento, vidro, púrpura.

As palavras sublinhadas no texto abaixo são paroxítonas com ditongos. Acentue aquelas que exigirem acentuação gráfica (agudo ou circunflexo).

Quando acordei pela manhã, tive uma brilhante ideia, apesar de ingenua: largar meu emprego e sair de ferias. Para a magoa do meu chefe, cheguei na frente dele, expus minha vontade, expliquei como a vida pode ser uma linha tenue, como eu era um solitário orfão, etc. Ele, então, perguntou para onde eu iria.

— Gostaria de conhecer algumas cidades europeias, eu disse.

Ele terminou por me dar uma bronca, em tom epopeico, chamando-me de debiloide e dizendo que a Europa estava em crise, e que eu, sem um tostão no bolso, não aproveitaria a viagem. Fiquei com medo, pois as palavras dele tinham tom de maldição, seus olhos e boca eram como de jiboia.

Dito e feito. Logo na estreia das minhas ferias, comprei um pote de geleia, para comemorar, e devorei-o inteiro. Não tardou para que eu ficasse com diarreia e carie, obrigando-me a cancelar a viagem. Acabei na sarjeta, sem emprego nem viagem, com ratos como minha única plateia.

REPOSTAS

1. B) Bulria, solavanco, trindade, camaro

2. Ideia, ingênua, férias, mágoa, tênue, órfão, europeias, epopeico, debiloide, jiboia, férias, geleia, diarreia, carie, plateia.

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content