Há ou a? Significado e Exemplos

Há ou a: uma dúvida bastante frequente no português. Mas, pode se tranquilizar: embora as duas palavras tenham o mesmo som, elas são utilizadas em indicações de tempo diferentes. Além do mais, a grafia também irá auxiliar no entendimento, já que são diferentes!

Veja mais a respeito dessas duas palavras agora mesmo, aqui no Gestão Educacional!

Ha ou a

Quando usar “há”?

Há é uma flexão do verbo haver, conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. A palavra é utilizada em casos em que o verbo haver, na oração, é impessoal, isto é, não tem sujeito – o “há” terá o significado de “existir” (real ou imaginário).

“Há” também tem o significado de passar no tempo, por isso você deve usá-lo em momentos do passado. Ainda, o termo indica uma ação de estar em um determinado lugar.

Confira alguns exemplos:

  • Há alguém disponível para atendimento?”;
  • “Estou de repouso da cirurgia há um mês”;
  • Há tantas borboletas por aqui!”;
  • Há protestos no país inteiro”.

É importante que você lembre que “há” permanece sempre no singular, mesmo que a oração esteja no plural! Por exemplo, não existe a expressão “Haviam muitas pessoas na festa”, pois haver é um verbo impessoal, que não pede um sujeito, portanto, não é flexionado, está bem?

Quando usar “a”?

Na comparação com “há”, “a” se torna preposição e indicação de ações futuras, principalmente. Além disso, pode ser usado quando se faz referência a distâncias. 

Exemplo:

  • Daqui a dois dias irei viajar para Porto Rico”;
  • “Estou morando a alguns quilômetros do centro da cidade”;
  • “Eles chegarão daqui a duas horas”;
  • “Vou atravessar a ponte a pé”.

Com todas as informações em mente, que tal testar se você realmente aprendeu a correta colocação de “há” e “a”? Vá ao final da página e complete as lacunas corretamente, marcando a alternativa certa!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário