Intensão ou intenção – Qual a diferença? Significados e exemplos

A língua portuguesa possui palavras que são classificadas como homônimas homófonas, ou seja, têm pronúncia igual, escrita semelhante e significado totalmente diferente. Uma das provas disso é a confusão que se faz com as palavras intensão e intenção. Quando é com cedilha ou com S?

Você, provavelmente, deve ter estranhado a palavra “intensão”, que é considerada por muitos um erro ortográfico, mas, acredite, ela existe e é listada em vários dicionários e livros de registro de vocabulários, como o VOLP (Vocabulário da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras.

Portanto, intensão e intenção são palavras corretas gramaticalmente e ortograficamente. No entanto, não são sinônimos, e é nesse ponto que muitos erram, porque não sabem empregar corretamente os termos.

Confira, a seguir, as regras para o uso de ambas as palavras, só aqui no Gestão Educacional!

Intensão ou intenção

Significado de intensão

A palavra intensão significa aumento de tensão, maior intensidade, tornar algo mais intenso. Tal termo pode ser aplicado em diferentes situações.

Exemplos:

  • Sua dor nas costas sofreu uma intensão nos últimos dias;
  • De acordo com a meteorologia, há previsão de intensão de frio neste inverno;
  • Queria ser aprovada no vestibular, por isso estudou com intensão;
  • O gol aos 45 do primeiro tempo levou à intensão do jogo;
  • A mãe notou a intensão da febre de seu bebê durante a noite.

Significado de intenção

Intenção é o termo mais utilizado no dia a dia, se comparado com intensão. Seu significado é ter um propósito, um desejo, um plano, um intento. Este é o uso mais comum da palavra, por isso, na dúvida se escrever com Ç ou S prefira o cedilha.

A intenção é uma palavra de origem latina, intentio, portanto, que significa a intenção, contentação.

Exemplos:

  • Maria tinha a intenção de se preparar melhor para o concurso público;
  • Não tive a intenção de lhe assustar;
  • O que vale mesmo é a intenção;
  • Não tenho a intenção de mudar de emprego no momento;
  • Sua intenção é boa, quer somente ajudar.

Agora é a hora de testar o seu conhecimento com um quizz. Será que você acerta quando é certo usar intenção e quando usar intensão?

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário