Os 10 maiores países são tão grandes que, sozinhos, cobrem quase metade de todo o planeta. No entanto, apesar de considerados continentais, não são todos os países grandes em extensão que abrigam as maiores populações mundiais.
Para orientar sobre o assunto, criamos duas listas para te deixar inteirado sobre essas questões geográficas que atiçam a curiosidade. Confira, abaixo.
Essa lista é baseada em informações atualizadas, contudo, vale lembrar que, se formos falar do passado, houve impérios de três a cinco vezes mais extensos do que os maiores países da atualidade.
Alguns exemplos são o Império Otomano (ocupava partes da África, Ásia e Europa), a Macedônia (ia da Grécia ao Himalaia), o Império Mongol (33 milhões de quilômetros) e o Império Aquemênida (na época, concentrava 44% da população mundial).
Contando com 17,10 m² de extensão e uma população de 143,36 milhões, a Rússia não é somente o maior país do mundo, como também um dos mais antigos – sua costa é tão grande que chega a fazer fronteira com 14 países da Europa e Ásia.
Ao contrário da Rússia, o Canadá faz fronteira com um único país, o Estados Unidos, afinal, a maior parte da sua costa é banhada pelo mar, o que o torna um dos maiores reservatórios de água potável do planeta.
Entretanto, apesar de estar no segundo lugar do ranking de maiores países do mundo, o Canadá conta com uma população pequena, de somente 36,6 milhões de habitantes.
A China é um país com grande nível de influência em todo o planeta, devido à sua economia avançada, gerada da consequente gigante mão de obra que abriga. Aliás, além de grande em extensão territorial, abriga uma das maiores populações mundiais e, assim como a Rússia, faz fronteiras com 14 países.
Esse não é o único ranking que os Estados Unidos ocupa um dos primeiros lugares, afinal, ele detém a economia mais influente do planeta e um dos exércitos mais avançados, entre vários outros status que acompanham essa que é a maior potência mundial da atualidade.
O Brasil faz fronteira com quase todos os países da América latina, exceto Equador e Chile, além de possuir uma costa continental aberta para o Atlântico. Sua extensão abriga uma diversidade cultural imensa, bem como as maiores florestas do planeta.
Considerada um dos países com as mais bonitas paisagens naturais, a Austrália ocupa o sexto lugar do ranking de maiores países do mundo. Contudo, grande parte de seu território é composto de desertos e vegetação rasa, que dificulta a ocupação pelos humanos, mas nem por isso deixa de ter uma fauna rica e diversa.
A Austrália é o único país da lista que não faz divisa com nenhuma nação (somente as ilhas da Nova Zelândia e Nova Caledônia), sendo considerada uma das maiores costas litorâneas do mundo.
A Índia é um país extremamente antigo e com uma diversidade cultural gigantesca, já que é o berço de muitas religiões. Além de grande em extensão, também é muito populosa, abrigando mais de 310 habitantes por km².
Os hermanos dividem o território latino com o Brasil, competindo, também, no cenário econômico – onde ocupam o status de segunda maior potência da América Latina.
O Cazaquistão, no passado, já pertenceu a várias nações, como a União Européia e a Rússia. Hoje, independente, exerce grande influência nos países do oriente e, dada o tamanho de sua extensão, é considerado uma das maiores fronteiras terrestres do mundo.
A Argélia é um país que reforça os estereótipos da África, afinal, localiza-se muito próxima ao deserto do Saara. Esse país é considerado um dos mais quentes, secos e menos chuvosos do mundo, ao mesmo tempo em que conta com uma população pouco desenvolvida socialmente e economicamente.
Agora, segue a lista dos 10 maiores países do mundo em população:
Como você pode perceber, a densidade populacional é maior, à medida em que há muitos habitantes para pouco espaço – uma das características determinantes para indicar a concentração de pessoas dentro do países.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário