Os 10 Tipos de Clima – Características e Exemplos por região

O termo Clima é utilizado para se referir às condições atmosféricas de determinadas regiões. O clima é determinado por uma série de diferentes fatores, os quais criam as condições que levam aos tipos existentes atualmente. Entre esses fatores, podemos destacar a inclinação da Terra, pressão atmosférica, correntes de ar, latitude e altitude, relevo e vegetação, etc.

Segundo a Classificação de Köppen, o sistema de classificação climática mais utilizado, existem atualmente mais de 20 tipos de climas identificados no planeta, sendo 10 deles os mais importantes e recorrentes.

Mapa de Climas

Clima Equatorial

O clima equatorial é encontrado predominantemente ao longo da linha do Equador. As regiões com este clima tem como características as florestas tropicais, com temperaturas elevadas (média anual entre 24ºC e 27º C) e alta pluviosidade (superior 2000 mm de precipitação total anual e precipitação média mensal superior a 60 mm em todos os meses do ano).

Clima Equatorial

Clima Tropical

O clima tropical nas zonas próximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio. A temperatura média anual é de 20ºC, apresentando duas estações do ano bem definidas, com um inverno seco e um verão chuvoso. Esse clima pode variar, dependendo da região, sendo encontrado no Brasil, Cingapura, regiões da Índia, Sri Lanka, Havaí, Honolulu, México, e Austrália.

Clima Tropical

Clima Subtropical

O clima subtropical é característico das áreas de latitude compreendida entre 30° e 50°, ou seja, logo acima e abaixo da zona tropical. Este clima tem temperaturas médias anuais na faixa de 20 °C, e na qual a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C.

Clima Subtropical

Clima Temperado

Esse clima tem as quatro estações bem definidas, e está localizado nas regiões que ficam no meio dos trópicos e dos círculos polares dos hemisférios sul e hemisfério norte. É encontrado em regiões como a Europa, América do Norte e Ásia, e pode apresentar as seguintes variações: temperado mediterrâneo, temperado continental e temperado oceânico.

Clima Temperado

Clima Mediterrâneo

O clima mediterrânico encontra-se entre 30 e 50 graus de latitude norte e entre 30 e 40 graus de latitude sul da linha do Equador, recebendo esse nome por conta da Bacia do Mediterrâneo. É caracterizado por invernos chuvosos e verões secos.

Clima Mediterrâneo

Clima Desértico ou Árido

No clima desértico, o calor com médias de 30ºC de temperatura é a principal característica. Nas regiões de clima desértico, as chuvas são extremamente escassas, com a umidade do ar muita baixa, chegando a 15%. Por conta da precipitação mínima, o solo não consegue sustentar a vegetação. Este tipo de clima é encontrado no deserto do Saara, na África; Oriente Médio; Oeste norte-americano, na região de Sonora, no norte Mexicano; no Atacama, que fica no litoral do Chile e Peru; na Austrália e Índia.

Clima Desértico

Clima Semiárido

O clima semiárido é muito parecido com o deserto. As temperaturas ficam um pouco abaixo, mas ainda assim, muito quentes. As chuvas também são raras e irregulares, mas em uma quantidade maior, o suficiente para sustentar alguns tipos de vegetação. É um dos climas encontrados no nordeste brasileiro.

Clima Semiárido

Clima Continental

Os climas continentais geralmente apresentam uma variação anual significativa de temperatura, com verões quentes e invernos frios. São encontrados entre latitudes médias e ocorrem principalmente no Hemisfério Norte, pois esse clima necessita de grandes massas para o seu desenvolvimento. É muito comum em grande parte da Rússia, norte e nordeste da China, leste e sudeste da Europa, centro e sudeste do Canadá e o centro e nordeste dos Estados Unidos. Tem como variantes o Continental Úmido e o Continental Subártico.

Clima Continental

Frio de Montanha

Este tipo de clima, também chamado de Clima de Altitude, tem baixas temperaturas durante todo o ano, com os termômetros registrando, no inverno, temperaturas negativas. As chuvas nas regiões atingem cerca de 1,5 mil milímetros anuais.

Clima Frio de Montanha

Clima Polar

Clima Polar

Os climas polares são um conjunto de climas (Glacial, Tundra e Alpino) que ocorrem nas costas árticas da Europa Setentrional, bem como no extremo norte da Sibéria, Groenlândia, norte do Canadá, Alasca, extremo sul da Patagônia e na Antártida. O principal parâmetro para definir esse tipo de clima é a ocorrência de temperaturas médias abaixo de 10°C durante o mês mais quente do ano.

Gestão Educacional

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content