Geopolítica – O que é? Origem e o que acontece na atualidade

Geopolítica é uma área de estudos que abrange fenômenos históricos e políticos da atualidade. O principal objetivo é compreender as relações de poder entre as nações.

Ou seja, são estudados conflitos, disputas ideológicas, guerras, disputas territoriais, acordos internacionais, questões gerais de política, entre outros assuntos de caráter reflexivo e de interesse de todos.

É pela geopolítica que todos os assuntos que dizem respeito da administração dos territórios são debatidos.

Qual é a origem do termo geopolítica?

geopolítica

Foi exatamente no século XX que o termo geopolítica surgiu. A primeira utilização foi no ano de 1899, pelo cientista político Rudolf Kjellén, no entanto, ele mesmo havia se baseado no livro do alemão Friedrich Ratzel, que tratava da geografia política.

Essa era a época do Nazismo, justamente quando as questões territoriais ganhavam uma nova abordagem para os estados. Pode-se dizer que foi o nazismo, com seu movimento de pensamento político e econômico, o grande responsável pelo surgimento da geopolítica.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É FASCISMO?]

Geopolítica atual pelo mundo

A geopolítica mundial envolve inúmeros conflitos entre as nações, em que cada um desses territórios possui suas leis e estratégias. Como forma de mediação de todos esses países, existe a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), criada em 1945, como uma das principais entidades de poder entre as nações.

Mas, também há as subdivisões regionais, que têm conflitos de diferentes naturezas. Entre elas:

  • Guerra da Síria;
  • Imigração dos refugiados de guerra;
  • Conflitos entre os muçulmanos e cristãos;
  • Disputa por petróleo e gás natural.

Nos casos citados acima, todos esses conflitos se encontram no Oriente Médio, mas, de alguma forma, têm impacto no restante do mundo.

Existem vários exemplos de geopolítica pelo mundo, que podem ser citados – alguns deles são: Queda do Muro de Berlim, Segunda Guerra Mundial, Guerra fria, relação entre a Correia do Norte com os Estados Unidos, Guerra do Golfo, entre outras.

Alguns dos temas da geopolítica mais atuais nos dias de hoje são:

  • Combate ao terrorismo;
  • Redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio;
  • Questões nucleares;
  • Discussões socioambientais.

Geopolítica no Brasil

brasil maiores paises do mundo

Desde o século XX, o Brasil começou a desenvolver estratégias para se reafirmar no cenário internacional, e isso se estende até hoje – é claro que forma um pouco lenta.

O país tem expandido sua presença em diversos tabuleiros geopolíticos, sempre com o objetivo de aumentar a capacidade de se defender sozinho e fazer as reivindicações internacionais.

Essa medida foi elaborada pelo Plano Nacional de Defesa, aprovado pelo Congresso Nacional, em 2005 e 2008. A estratégia propõe uma política externa que integre suas ações diplomáticas com as políticas de defesa e desenvolvimento econômico, simultaneamente.

Essa ação representa um conceito inovador na história do Brasil, em que será possível mostrar a liderança e influência da nação. É interessante destacar que a geopolítica brasileira está diretamente ligada à geopolítica da América do Sul.

As áreas importantes, no Brasil, que configuram a geopolítica são:

  • Desenvolvimento sustentável do país;
  • Conflitos entre reforma agrária, populacional e biomas nativos da zona rural com o crescimento urbano;
  • Inserção do país na economia internacional, sempre enfatizando a negociação com grandes blocos e outras entidades, como MERCOSUL e Unasul;
  • Áreas como o litoral do Brasil também são parte de um cenário geopolítico, especialmente as marcadas pelas reservas de petróleo, como o Pré-sal;
  • Recursos naturais dos ecossistemas Pantanal e Floresta Amazônica;
  • Questões indígenas;
  • Proteções das fronteiras.

Outros temas relacionados à fome da Antártida e do Atlântico Sul, bem como das águas do Rio Prata, também têm sido avaliados pela geopolítica brasileira. Isso porque esses assuntos interessam o Brasil e os seus vizinhos, não só do ponto de vista da cooperação, mas também pelas disputas internacionais que já ocorreram na história.

Na realidade, existe uma perspectiva de disputa futura para saber quem vai controlar esses recursos naturais.

Os temas da geopolítica são estudados por pesquisadores de grandes universidades do Brasil, a maioria ligados às áreas de ciência política, geografia, ecologia, geologia, climatologia, política internacional, entre outros.


Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply