Meios de comunicação – Cronologia, Tipos e Classificação

Como estariam organizadas hoje as sociedades sem os meios de comunicação? É difícil responder. Desde as primeiras formas de escrita até o revolucionário uso do smartphone, a conclusão mais sensata é que, sem se comunicar, a vida humana na Terra seria complicada.

Às vezes, quando ligamos a TV, ou realizamos uma videoconferência pelo celular, pouco nos damos conta de quão isto é sensacional. Conseguimos acompanhar, em tempo real, notícias do outro lado do mundo, ou nos conectamos em poucos segundos com pessoas de todas as partes.

Mas, até chegar a esse ponto, os meios de comunicação tiveram de passar por outras evoluções. Confira, a seguir no Gestão Educacional, a história completa dessas mecanismos!

Meios de comunicação

Cronologia dos meios de comunicação

Comunicar é transmitir uma mensagem para alguém; é espalhar ideias. Os primeiros humanos logo estabeleceram suas formas de linguagem e, com o tempo, foram aprimorando os mecanismos para tal.

Assim, para remontar todo avanço dos meios de comunicação, usaremos os instrumentos que deram origem à facilidade do ato de se comunica. Confira:

Pinturas rupestres

É o ponto de partida de uma linguagem mais ampla. Usando pinturas nas cavernas, os primeiros humanos foram deixando mensagens sobre seus hábitos e suas descobertas.

Escrita

Um pulo fantástico, com a escrita foi possível documentar mais claramente toda história de uma civilização; criaram-se códigos de linguagens mais precisos, que consolidaram o conhecimento até ali aprendido.

Correios

A importância de trocar correspondência ofereceu às pessoas a possibilidade de conhecer outros mundos, e relacionar-se. Muitos conhecimentos passaram a ser compartilhados, ideias circulavam pelas cartas e o mundo se transformava consideravelmente.

Telégrafo

Aparelho que mostrou que a troca de informações poderia ser ainda mais ágil. Impulsos eletromagnéticos transportaram mensagens importantes entre pessoas afastadas por milhares de quilômetros. Era o prelúdio de um futuro ainda mais impressionante.

Rádio

Modal que mostrou a possibilidade de falar para várias pessoas ao mesmo tempo. O rádio, além de comunicar, era capaz de entreter as pessoas. Até hoje, é um elemento indispensável da comunicação.

Telefone

A comunicação um para um dava um passo enorme. O telefone derrubou barreiras, mas mudou a nossa forma de se relacionar.

Televisão

Outro instrumento para comunicação em massa. Aqui, a imagem leva mensagens e sensações, informa e, também, desperta desejos nas pessoas. Os conteúdos audiovisuais da TV transformaram todo o planeta.

Meios digitais

No final do século XX, a internet é a grande novidade, e se tudo que vimos em termos de meios de comunicação transformou a forma de viver, esta ferramenta é, sem dúvida, bem mais avassaladora. Com a internet e seus acessórios (computador, tablet, celular) para acessá-la, mudou-se desde a forma de consumir até de namorar.

Classificação dos meios de comunicação

Meios de comunicação

Falamos em formatos para atingir o indivíduo e outros que falam para um público maior. Essa é a principal classificação da comunicação.

Assim, para comunicar-se de forma individual, usamos o telefone, a carta, o e-mail, etc. Já na comunicação em massa, utilizamos o rádio, a televisão, os sites, as revistas, o jornal, etc.

Também, podemos dividir os meios de comunicação em: escritos (jornal), sonoros (rádio), audiovisuais (tv), multimídias (espetáculo de teatro ou musical), hipermídias (internet).

Curiosidades

Muitos creditam que o telefone é criação de Alexander Graham Bell, porém não é verdade. Ficou estabelecido em um encontro nos Estados Unidos que o telefone foi criado por um italiano chamado Antonio Meucci. A invenção de Meucci é datada de 1860, e Graham Bell apresentou sua ideia em 1876.

O rádio estreou em Dublin, transmitindo uma atividade esportiva. Porém, esse meio de comunicação teve papel fundamental na primeira parte do século 20. A partir dele, guerras foram noticiadas e o mundo pode acompanhar todo andamento até seus finais.

A TV foi transformadora na outra metade do século XX, porém não se sabe ao certo a data de sua invenção. Ela nasce de mãos dadas com o avanço das projeções de cinema, e pega carona na tecnologia do rádio. O que se sabe é que, desde a década de 20, começou a fazer parte da vida das pessoas.

Poucos sabem que o primeiro protótipo de um telefone celular surgiu na década de 50. Demorou para se tornar um aparelho tão popular, mas, depois que chegou, passou a ser o instrumento dos meios de comunicação mais usado.


Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply