Misturas Homogêneas e Heterogêneas – Exemplos e Exercícios

Misturas são parte do nosso dia a dia desde o café da manhã até a ceia antes de dormir. O café misturado ao leite da manhã é uma mistura, assim como o chá que tomamos à noite.

Mas, o que é mistura? Mistura é um sistema formado entre duas ou mais substâncias e que não perdem suas propriedades.as substâncias são compostos puros, constituídos exclusivamente por moléculas quimicamente iguais, ou seja, possuem propriedades bem definidas e que são características.

No entanto, é difícil encontramos substâncias puras no universo, por isso existem tantos tipos de misturas, que podem ser homogêneas ou heterogêneas.

Misturas

O que são misturas?

Como vimos, misturas podem ser:

  • Homogêneas: um tipo de solução (mistura) que apresenta apenas uma fase, ou seja, não é possível ver quais substâncias compõem a mistura;
  • Heterogêneas: este tipo de solução pode apresentar uma ou mais fases que podem ser vistas.

Misturas

Características das misturas

As misturas homogêneas apresentam as seguintes características:

CARACTERÍSTICA DEFINIÇÃO MISTURA HOMOGÊNEA MISTURA HETEROGÊNEA
FaseÉ uma das partes do sistema quando se observa a mistura, porção que apresenta aspecto uniforme ou homogêneo.Não é possível fazer a distinção dos componentes da mistura, mesmo quando observada ao microscópio.É possível distinguir, à olho nu, os componentes desta mistura.
SolubilidadeÉ a capacidade de uma substância se dissolver em outra, tornando possível sua combinação. Assim, o solvente é uma substância química, geralmente um líquido, no qual um soluto está dissolvido. A combinação (mistura) dos dois é chamado de solução.Formada por compostos solúveis.Formada por compostos insolúveis.
SeparaçãoAto de separar os componentes da mistura através de métodos físicos ou químicos. Ou seja, processos que isolam os componentes de acordo com suas propriedades.Podem ser separadas entre seus componentes.

Os métodos mais comuns para realizar esta separação são a destilação simples e a destilação fracionada.
A separação é mais fácil neste tipo de mistura, pois é possível a visualização das características de seus componentes.



Dois métodos utilizados são a catação e a decantação.

Exemplos

Misturas

Há inúmeros exemplos de misturas no nosso dia a dia. Alguns exemplos são:

Misturas homogêneas: água do mar, ar, soro fisiológico.

A mistura utilizada para preparar um bolo também é homogênea. Ao bater ovos, leite, açúcar, farinha e os demais ingredientes necessários, não é possível ver fases diferentes antes do bolo ir ao forno.

Misturas heterogêneas: água e óleo são o exemplo mais tradicional. Esses elementos não se misturam, pois possuem propriedades apolar e polar.

[CONFIRA TAMBÉM: SEPARAÇÃO DE MISTURAS]

Exercícios resolvidos

1. (FCC-SP) Esta questão apresenta três afirmativas que podem estar corretas ou incorretas. Responda-as, obedecendo ao seguinte código:

Misturas

O conteúdo do recipiente acima representa um sistema:

I) formado por substância pura.

II) constituído por uma única substância.

III) trifásico.

a) Somente a afirmativa I é correta.

b) Somente a afirmativa II é correta.

c) Somente a afirmativa III é correta.

d) Somente as afirmativas I e II são corretas.

e) As afirmativas I, II e III são corretas.

Alternativa “c”. Apesar de ser um sistema composto do mesmo elemento químico, água, ele está presente em três estados físicos diferentes, constituindo assim um sistema trifásico.

2. (UFRN-RN) A água mineral filtrada (sem gás) é:

a) uma substância pura.

b) uma mistura heterogênea.

c) uma mistura homogênea.

d) uma substância composta.

e) um elemento.

Alternativa “c”. Nesse caso, a água é uma substância composta, mas forma uma mistura homogênea, ou seja, não é possível verificar fases diferentes no sistema.

3. (UFV-MG) Um recipiente “A” contém um líquido incolor que, após aquecimento até secura, deixa um resíduo branco. Um recipiente “B” contém uma substância líquida azulada transparente e uma substância escura depositada. A substância líquida contida no recipiente “B” foi transferida para um recipiente “C”, que, após aquecimento, deixa um resíduo azulado. Assinale a alternativa que classifica corretamente os sistemas “A”, “B” e “C”, respectivamente:

a) mistura homogênea, mistura heterogênea e mistura homogênea;

b) mistura heterogênea, mistura heterogênea e mistura homogênea;

c) solução, solução composta binária e mistura homogênea;

d) mistura heterogênea, mistura heterogênea e mistura heterogênea;

e) mistura homogênea, solução e mistura heterogênea.

Alternativa “a”. O recipiente a não possui fases diferentes, mas deixa resíduo após aquecido, caracterizando uma mistura homogênea, assim como o recipiente “c”. Já no recipiente “b”, possível verificar fases diferentes, sendo então classificado como mistura heterogênea.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content