Noradrenalina – O que é? Funções, Características, Diferença de Adrenalina, Exercícios

Dentre os hormônios que atuam no corpo humano, as cetecolaminas são as mais conhecidas. Este nome representa um grupo de substâncias que incluem a dopamina, a adrenalina e a noradrenalina.

Com frequência, ouvimos falar sobre elas, geralmente quando praticamos esportes. Isso é devido ao fato de a atividade física aumentar a produção dos hormônios noradrenalina e adrenalina.

Mas, qual a diferença entre elas? De forma geral, a dopamina é um precursor de noradrenalina que é um precursor de adrenalina.

O que é noradrenalina?

Noradrenalina

A noradrenalina (NA), também conhecida por noraepinefrina, é um neurotransmissor do sistema nervoso e precursor da adrenalina. Ambas as substâncias são produzidas pelas glândulas suprarrenais.

Funções

A noradrenalina é liberada pelo organismo em situações de estresse, como sustos, medo e perigo. Por isso, ela é conhecida como hormônio “luta ou fuga”. Sua principal função é preparar o organismo para tomar uma atitude.

Juntamente com a adrenalina, este hormônio:

  • Aumenta as pupilas;
  • Aumenta os batimentos cardíacos;
  • Faz a constrição dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial;
  • Acelera a respiração.

Como a noradrenalina é um neurotransmissor, ela também está relacionada aos processos cognitivos, como aprendizagem e memória, atuando na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e da pressão sanguínea.

Além disso, a noradrenalina e a adrenalina são mediadoras da resposta imune, agindo sobre linfócitos e monócitos. Estes hormônios também aumentam a taxa metabólica do organismo e liberam glicose e ácido graxos quando há aumento do gasto energético. Por isso, são liberadas durante a atividade física.

Características da Noradrenalina

Noradrenalina

 

As características da noradrenalina são:

  • Fórmula química: C8H11NO3;
  • Alta potência;
  • Resposta rápida;
  • Ação rápida;
  • Não é administrada oralmente em procedimentos médicos.

Diferenças entre noradrenalina e adrenalina

A noradrenalina é um precursor da adrenalina, ou seja, esta última só existe em função da primeira. Estes dois hormônios e neurotransmissores são muito parecidos, com as mesmas propriedades, mas sua diferença consiste em quais receptores estimulam.

Noradrenalina

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito doa noradrenalina, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Noradrenalina – O que é? Funções, Características, Diferença de Adrenalina, Exercícios

1) (Adaptado UFLA)Considere os seguintes hormônios:

Glucagon
Adrenalina
Somatotrofina
Noradrenalina
Insulina

As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:

  • a) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, pâncreas, suprarrenais.
  • b) Suprarrenais, pâncreas, hipófise, suprarrenais, pâncreas.
  • c) Pâncreas, hipófise, suprarrenais, suprarrenais, pâncreas.
  • d) Pâncreas, suprarrenais, hipófise, suprarrenais, pâncreas.

2) (Adaptado UFMT) Em momentos emocionais, a adrenalina aumenta a tensão nos músculos estriados, promove o relaxamento dos músculos lisos e altera a distribuição sanguínea no corpo. O fígado descarrega glicose no sangue, aumentando o suplemento de energia para as células musculares. Tudo isso, junto, eleva a pressão arterial e permite uma resposta mais espontânea.

Essas alterações orgânicas acontecem devido à ação da adrenalina, que é produzida

  • a) pelo pâncreas.
  • b) pela tireoide.
  • c) pela paratireoide.
  • d) pelas suprarrenais.

3) (adaptado UFRR 2008) "O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a 'píula-do-amor', possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina - que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativa do cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários." Adaptado: Superinteressante, set./2000.

Em relação aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo:

I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.

II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário.

III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam em órgãos específicos, denominados órgãos-alvo.

Marque a opção que julgar verdadeira

  • a) I está correta.
  • b) I e III estão corretas.
  • c) III está correta.
  • d) I e II estão corretas.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply