Países que falam português – Quais são e História da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa tem mais de 800 anos de história e conta com mais de 260 milhões de falantes nativos. Se não bastasse, ela é, atualmente, o sétimo idioma mais falado atualmente no mundo!

A história do português teve início em um pedaço da Península Ibérica, mas hoje essa língua pode ser encontrada em vários países, sendo a língua oficial para eles.

Confira um pouco mais da história desse idioma, quais são os países que falam português e algumas características principais, aqui no Gestão Educacional!

países falantes de português

História da Língua Portuguesa

O português, como você já deve saber, é derivado do latim – idioma originário na Itália, na localização de Roma, mais especificamente na região do Lácio. Assim como o espanhol e o italiano, por exemplo, o português é, portanto, parte do grupo das línguas românicas.

Graças à expansão do domínio do Império Romano, o latim teve sua disseminação pela Europa – isso mais ou menos entre os séculos 3 e 2 a.C., nos territórios hoje conhecidos como Portugal e Espanha.

É claro que, por conta de ocupações anteriores, a Península Ibérica contava com outros povos e, como consequência, outras línguas. Mas, o latim falado foi se incorporando a esses idiomas com elementos linguísticos. Mesmo com a ruína do Império Romano (no século 5 a.C.), a Península Ibérica já estava completamente latinizada.

Posteriormente, a língua dessa região ganhou mais influências pelas invasões dos povos bárbaros e árabes. Isso fez com que se formasse uma diferenciação entre as demais línguas derivadas do latim – e ali nascia o galego-português (ou galaico-português).

a separação entre o galego e o português começou com a independência de Portugal, no ano de 1185. O português se tornou a língua oficial nacional de Portugal, enquanto que o galego foi tomado pela unidade castelhana.

Na expansão marítima de Portugal, ocorrida no século XV, o português foi se espalhando por suas colônias.

Quais são os países que falam português?

países que falam português

Como você pode notar, o português passou por uma evolução histórica interessante, ganhando influência de vários idiomas e dialetos, até que alcançasse o estado de idioma que é hoje.

É claro que mesmo assim, o português de hoje abrange vários dialetos e subdialetos, além de modos de falar bem distintos.

Reconhecidos internacionalmente, existem dois padrões de português: o português brasileiro e o português europeu.

De toda forma, português é a língua oficial de nove países. Você já deve saber de alguns, mas consegue listar todos? Veja, abaixo:

  • Angola;
  • Brasil;
  • Cabo Verde;
  • Guiné Equatorial;
  • Guiné-Bissau;
  • Moçambique;
  • Portugal;
  • São Tomé e Príncipe;
  • Timor-Leste.

Por isso, perceba que o português está presente em quatro continentes: Europa, América, África e Ásia. Todos esses países listados pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – um foro multilateral que tem como objetivo aprofundar a amizade mútua e a cooperação entre os países-membros. A CPLP foi criada em 1996 e procura sempre reforçar a presença dos países no cenário internacional.

Vale citar que outras regiões também usam o português como língua oficial, no entanto, o idioma é falado por uma parcela restrita da população – Macau e Goa são exemplos.

Angola

Situada na África, Angola – oficialmente República de Angola – tem, aproximadamente, 26 milhões de habitantes. Sua capital é Luanda e sua moeda é Kwanza.

O país é destaque no mundo inteiro por seus recursos naturais. Sua economia é forte na exportação de café e petróleo.

Brasil

Oficialmente República Federativa do Brasil, o país está localizado na América do Sul. Com cerca de 209 milhões de habitantes e o Real como moeda, o Brasil mostra como a cultura portuguesa ainda está enraizada.

Além disso, sua extensão geográfica é bastante notória, entretanto a falta de uma rede rodoviária eficiente faz com que a desigualdade social ainda exista.

Cabo Verde

Cabo Verde

Com a capital da Cidade da Praia, a República e Cabo Verde está localizada na África e tem o Escudo de Cabo Verde como moeda oficial.

O país é conhecido pela agricultura e riqueza marinha – elementos que potencializam a economia, embora os períodos de seca afetem muito a agricultura. Alguns alimentos bem famosos no Brasil também estão presentes por lá, como: mandioca, cana-de-açúcar, café, banana, milho e outros.

Guiné-Bissau

A República da Guiné-Bissau está situada na África e tem Bissau como sua capital. Sua moeda é o Franco CFA e sua economia é relacionada à agricultura e com à pesca.

O país faz exportação de peixes e mariscos, amendoim, sementes de palma e produtos gerados pelas atividades extrativas florestais.

Guiné Equatorial

Com a mesma moeda de Guiné-Bissau, a República da Guiné Equatorial tem Malabo como capital. O país é pequeno, com cerca de 760 mil habitantes, mas possui o maior PIB do continente africado.

Entretanto, mesmo com esse alto índice, o país sofre com vários problemas de direitos humanos. Por curiosidade, o espanhol e o francês também são idiomas oficiais, juntamente com o português.

Moçambique

Moçambique

A República de Moçambique também está localizada na África. Sua capital é Maputo e sua moeda é Metical. O país é lembrado pela precariedade na sua economia, o que o faz depender de doações de estrangeiros.

Há pouca exploração do solo, muito embora seja rico em carvão, ouro, grafite, sal e bauxita. O país também é detentor de reservas de gás natural, madeira e mármore.

Portugal

Oficialmente denominado República Portuguesa, a capital de Portugal é Lisboa e a moeda é o Euro. Situado na Europa, o país tem, aproximadamente, 10 milhões de habitantes e é um dos locais mais visitados do mundo.

Portugal se destaca pela rica história e pelo povo acolhedor. O país tem apenas 4% do seu PIB voltado para a produção agrícola, com a principal cultura sendo a uva.

São Tomé e Príncipe

São Tome e Príncipe

A República Democrática de São Tomé e Príncipe está localizada na África. A capital é São Tomé e a moeda do país é o Dobra. A região tem como principal atividade econômica a agricultura, produzindo, principalmente, cacau, óleo de palma, café e coco, além de se destacar na pesca.

A ilha do Príncipe é Reserva Mundial da Biosfera, desde 2011, pela UNESCO.

Timor-Leste

O último país da lista é a República Democrática de Timor Leste, único falante de português localizado na Ásia. A capital é Díli e a moeda é o Dólar estadunidense.

Timor-Leste produz cacau, cravo, café e coco. Por ser um dos países mais jovens do mundo, sua história não é longa – mas é curioso mencionar que ele se tornou um Estado soberano em 2002, pois anteriormente era ocupado pela Indonésia.

É claro que para ter o português como língua nativa, Timor-Leste foi colonizado pelo império português, em 1975.

Embora compartilhem o mesmo idioma, o português de cada país tem contornos distintos, afinal é bem possível dizer que a língua de um povo está diretamente ligada ao comportamento da sua sociedade.


Referências utilizadas neste conteúdo

http://www.cin.ufpe.br/~rac2/portugues/mundo.html

https://www.cplp.org/

http://www.cultura.gov.br/banner-1/-/asset_publisher/G5fqgiDe7rqz/content/portugues-e-hoje-a-quarta-lingua-mais-falada-no-mundo/10883

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/04/derivada-do-latim-lingua-portuguesa-e-a-setima-mais-falada-no-mundo.shtml


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply