Panteras Negras – Conheça este movimento revolucionário americano

Os Panteras Negras surgiram nos Estados Unidos, na década de 60, como um partido político que tinha como foco a população afro-americana

Os Panteras Negras são frequentemente citados em produções norte-americanos ou quando o assunto é a luta por direitos. Neste artigo, veja mais sobre este movimento revolucionário americano.

O que foram os Panteras Negras?

Os Panteras Negras surgiram nos Estados Unidos, na década de 60, como um partido político que tinha como foco a população afro-americana. O objetivo, portanto, era garantir direitos civis para os negros e combater a desigualdade racial e a violência sofrida nas mãos das forças policiais. 

Surgimento dos Panteras Negras 

O Partido dos Panteras Negras surgiu em 1966 com a ideia de dois universitários negros na cidade de Oakland, na Califórnia. O movimento veio através dos estudantes Huey Newton e Bobby Seale.

A ideia veio em meio a consequência da luta por direitos civis da população afro-americana nos Estados Unidos e contra a violência policial sofrida. 

Objetivos do Partido

Os objetivos dos Panteras Negras foram bem definidos através do “Programa de Dez Pontos”. As ideias tinham inspirações socialistas, como emprego pleno, casas para todos, terra, pão, educação, justiça e paz. Só que todo o material era com foco na população negra.

Defendiam também liberdade para a comunidade negra e fim da roubalheira dos “capitalistas brancos”.  Além disso, reinvindicavam que os homens negros fossem isentos de serviço militar, liberdade para todos os negros presos e que os negros fossem julgados por seus pares.

Exigiam também que a educação ensinasse a verdadeira história da sociedade americana. Portanto, que representasse a trajetória dos negros no país.

Atuação dos Panteras Negras

Ao longo da década de 60, as ideias dos Panteras Negras foram se espalhando pelos Estados Unidos. Os Panteras Negras se popularizaram também por defender o uso de armas contra a violência policial. 

As ações se ampliaram a partir de 1968, buscando oferecer serviços que até então não eram oferecidos à população negra. Entre as medidas estava a distribuição de alimentos para as crianças.

Além disso, o partido também fundou escolas comunitárias e o atendimento hospitalar gratuito. Portanto, atendendo com saúde e educação.

Repressão do governo

A atuação dos Panteras Negras foi alvo de intensa repressão por parte das autoridades norte-americanas, sendo alvo de diversas investigações da FBI. 

Foram muitas tentativas de desmoralizar e enfraquecer o partido, além do assassinato de muitos membros. 

Consequentemente, toda essa pressão levou ao fim do Partido Panteras Negras em 1982.

Referências

Com informações de UFU e Scielo.

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário