Trabalho – Etimologia, Conceito, Tipos e Exemplos

O trabalho sempre esteve presente na história humana. Com ele a humanidade evoluiu, desenvolvendo e aperfeiçoando habilidades, atingindo diversos avanços no campo da agricultura, engenharia, etc.

Trabalho caracteriza-se por um conjunto de atividades, físicas ou intelectuais, com o objetivo de atingir uma meta. É um termo com sentido amplo, que pode ser utilizado para definir uma série de tarefas. Assim, o trabalho pode se referir tanto a uma obra no campo do intelecto (a composição de uma música, escrita de um livro), quanto ao labor em si (produzir, construir algo fisicamente).

No entanto, a forma mais comum a qual o termo se refere diz respeito a atividades que visam a obtenção de ganhos financeiros. Nesse caso, chamamos de emprego.

Trabalho

Etimologia e conceito de trabalho

A palavra trabalho vem do latim tripalium (três paus), que era um instrumento utilizado para torturar quem não pagasse os impostos, ou seja, os mais pobres eram os que não possuíam essa condição. Portanto, as pessoas que “trabalhavam” era as pessoas das camadas mais baixas.

Com o tempo passou-se a associar a tortura com o trabalho mais duro. Somente por volta do século XIV surgiu a noção de trabalho como um conjunto de tarefas.

Os romanos, assim como os gregos, tinham noções diferentes com relação ao trabalho. Para eles, o trabalho intelectual e criativo era chamado de opus, palavra que normalmente é traduzida como “obra”, uma tarefa usualmente reservada a membros da elite social romana. O trabalho braçal, muitas vezes árduo, era chamado de labor, reservado para as camadas mais baixas da sociedade.

Trabalho em equipe

Trabalho

Caracteriza-se quando um grupo de pessoas realiza um esforço coletivo para atingir uma determinada meta ou solucionar algum tipo de problema. Em termos de trabalho remunerado, é algo que tem sido muito valorizado atualmente, pois entende-se que saber trabalhar em equipe permite que as tarefas sejam realizadas de forma mais eficiente e com muito mais rapidez.

Outro grande exemplo é a prática esportiva. Esportes como vôlei, basquete e futebol, entre outros, por serem coletivos, dependem da perfeita interação dos integrantes da equipe na busca pela vitória.

Trabalho voluntário

Trabalho voluntário é aquele no qual o indivíduo exerce uma atividade sem receber em troca qualquer tipo de vantagem ou remuneração. É, portanto, um trabalho social, que visa o bem comum, dependendo da causa a qual está associado.

Muitas ONGs e instituições sem fins lucrativos só existem graças a pessoas que dedicam parte de seu tempo como voluntárias.

Trabalho escolar/acadêmico

No âmbito do ensino, chamamos de trabalho tarefas que visam avaliar o aprendizado e a capacidade do aluno de expressar o conteúdo que lhe foi ensinado. O trabalho escolar pode ser feito de forma individual ou em grupo; de forma escrita, tais como resenhas, artigos, relatórios e pesquisas; ou oral, como seminários e palestras.

No caso do ensino superior, temos a monografia (graduação), a dissertação (mestrado), a tese (doutorado) e o trabalho de conclusão de curso (normalmente para tecnólogos).

Trabalho

Trabalho (física)

No campo da Física, o trabalho ocorre quando uma força aplicada a um corpo provoca seu deslocamento, cujo resultado pode ser calculado e expresso em Joules (J).

Trabalho/emprego

A forma mais comum a qual o termo se refere diz respeito a atividades que visam a obtenção de ganhos financeiros. Para isso, é necessário que a pessoa tenha uma relação ou um vínculo empregatício com aquele que vai remunerar seu trabalho.

Essa relação, regida por um contrato, estabelece os direitos e deveres, tanto de quem remunera (empregador), quanto de quem será remunerado (empregado).

A noção de emprego se desenvolveu, sobretudo, após a Revolução Industrial, consolidando-se, a partir do século XIX como principal força motora produtiva, contribuindo para o desenvolvimento industrial, econômico e tecnológico vivido pela sociedade desde então.

Para Karl Marx, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial.

Como curiosidade, no dia 1º de Maio é comemorado, em vários países do mundo, o Dia do Trabalho.

Trabalho

Trabalho escravo

Durante muito tempo, a força de trabalho vinha da mão de obra dos escravos, até o fim desse regime no século XIX. No entanto, essa prática ainda ocorre hoje em dia em muitos países, e até no Brasil.

O trabalho escravo “moderno” caracteriza-se pelo não cumprimento, por parte do empregador, de regras básicas que regem as relações de emprego, como obrigar os trabalhadores a uma jornada exaustiva, acima da quantidade de horas permitida e em condições precárias, com salários abaixo do valor de mercado, etc.

Trabalho infantil

Da mesma forma, o trabalho, no Brasil, é proibido para menores de 16 anos, a não ser na qualidade de aprendiz. No entanto, nas áreas mais pobres do país, e em vários países do mundo, é muito comum que crianças com menos de 16 anos exerçam algum tipo de atividade remunerada, por conta das dificuldades econômicas familiares.


Umberto Oliveira

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply