Predicado nominal – O que é, diferenças e exemplos de como usar

O predicado, um dos termos essenciais da oração, é tudo aquilo que se diz a respeito do sujeito. Quando o predicado tem por núcleo um nome (substantivo, adjetivo, pronome, numeral ou oração substantiva predicativa), o predicado é nominal.

Isso só acontece, como veremos neste artigo do Gestão Educacional, quando o predicado é formado por um verbo de ligação mais um predicativo do sujeito. Se você deseja tirar todas as suas dúvidas a respeito do predicado nominal, continue lendo este artigo completo sobre o assunto!

O que é predicado nominal

O que é predicado?

São dois os termos essenciais da oração: o sujeito e o predicado. O sujeito é o ser sobre o qual se faz uma declaração qualquer. Por outro lado, o predicado é basicamente tudo aquilo que se diz a respeito do sujeito.

Confira um exemplo para compreender melhor essa divisão entre sujeito e predicado:

  • Gabriel está infeliz.

Nesse exemplo, é fácil identificar o sujeito e o predicado. O sujeito, ou seja, o ser sobre o qual se está fazendo uma declaração, é “Gabriel”. Todo o restante é algo que se está declarando a respeito do sujeito Gabriel, ou seja, é o predicado da oração (“está infeliz”).

Além disso, o predicado pode ser de três tipos diferentes: predicado verbal, predicado nominal ou predicado verbo-nominal. A seguir, veremos de maneira aprofundada o que é o predicado nominal, com uma série de exemplos.

O que é predicado nominal?

Estando claro o que é o predicado, é fácil compreender o que é o predicado nominal.

O que define o tipo de predicado é a natureza gramatical do termo que constitui o seu núcleo. Logo, o predicado será nominal quando tiver um nome (um substantivo, um adjetivo, um pronome, um numeral ou uma oração substantiva predicativa) como núcleo. Isso só acontece quando o verbo não tem força o suficiente para ocupar essa posição, ou seja, quando o verbo é um verbo de ligação.

Por isso, o predicado nominal é todo predicado formado por UM VERBO DE LIGAÇÃO + UM PREDICATIVO DO SUJEITO.

Além disso, por predicativo do sujeito entende-se o termo que complementa ou caracteriza o sujeito, geralmente atribuindo-lhe uma qualidade. O predicativo do sujeito é sempre formado por um dos nomes mencionados anteriormente, sendo, portanto, de natureza nominal e ocupando a posição de núcleo do predicado.

Veja um exemplo de predicado nominal para entender melhor:

  • A cidade está vazia.

O sujeito do exemplo acima é “a cidade”. Todo o restante é predicado. Perceba que o verbo do predicado é um verbo de ligação (“estar”), e o predicativo do sujeito é um adjetivo (“vazia”), ou seja, um nome. Temos, portanto, um predicado nominal, pois o verbo de ligação não tem presença o suficiente para ocupar a posição de núcleo, cedendo espaço ao nome.

Exemplos de predicados nominais

O predicado nominal pode ser representado por um substantivo (ou expressão substantivada), um adjetivo (ou locução adjetiva), um pronome, um numeral ou uma oração substantiva predicativa.

Confira a seguir exemplos de predicado nominal com cada um desses tipos de núcleo:

  • A poesia é uma arte (o núcleo é o substantivo “arte”)
  • A água é um recurso natural renovável (o núcleo é a expressão substantivada “um recurso natural renovável”)
  • A guerra estava perdida (o núcleo é o adjetivo “perdida”)
  • A pena anunciada é de morte (o núcleo é a locução adjetiva “de morte”)
  • O amor é tudo (o núcleo é o pronome indefinido “tudo”)
  • Nós éramos dois e nos dávamos muito bem (o núcleo é o numeral “dois”)
  • Meu medo é que eu esteja andando em círculos. (o núcleo é a oração substantiva predicativa “que eu esteja andando em círculos”)

Outros tipos de predicado

Agora que você já dominou o predicado nominal, confira alguns outros artigos do Gestão Educacional e expanda ainda mais seus conhecimentos:

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content