Protozoários e suas características e classificações

Os protozoários são um grupo diversificado de organismos eucarióticos unicelulares e podem ser encontrados em todos os ambientes aquáticos.

Os protozoários são um grupo diversificado de organismos eucarióticos unicelulares. Eles podem ser encontrados em todos os ambientes aquáticos, incluindo lagos, rios, oceanos e até mesmo poças.

Principais características dos protozoários

Protozoários e suas características e classificações (Imagem: Deuterostome/Common Creative License)
Protozoários e suas características e classificações (Imagem: Deuterostome/Common Creative License)

Os protozoários são classificados com base em sua organização celular. Os protozoários são unicelulares, coloniais ou multicelulares. Eles podem se mover por locomoção ameboide ou cílios. Alguns protozoários têm flagelos que giram em torno da célula para movê-la para frente.

Outros têm cílios que batem em ondas para impulsioná-los ao longo do trajeto. Os protozoários também têm várias estruturas reprodutivas, como gametas flagelados e cistos e zigotos formados a partir de óvulos e espermatozoides.

Classificação dos protozoários

A locomoção é o que classifica os diferentes tipos de protozoários, que são: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.

Protozoários sarcodíneos

Os protozoários sarcodíneis são um grupo de organismos unicelulares que são parasitas obrigatórios, que infectam peixes, anfíbios e répteis. Além disso sua locomoção se dá por pseudópodes (falsos pés).

Ciliados

Os protozoários ciliados se locomovem por cílios e às vezes são chamados de organelas capilares que são usadas para a locomoção fazendo ondas ou batidas. Há milhares de espécies de ciliados, que podem ser encontradas em quase todos os habitats: na terra e no mar, em água doce e no solo. Além disso, eles são inofensivos para os seres humanos.

Flagelados

Os protozoários flagelados se movimentam em forma de chicote por meio de flagelos, que também são responsáveis por capturar o alimento.

Esporozoários

Os esporozoários que podem causar doenças em pessoas e animais e não possuem estrutura locomotora. Além disso, eles têm um ciclo de vida complexo com duas fases: uma fase sexual e uma fase assexuada.

Você também pode gostar de ler:
Fagocitose e Pinocitose – O que é? Significado e Como Funcionam

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário