Relações trigonométricas – O que são? Quais são? Fundamentais e Exercícios

Identidades trigonométricas surgiram na Grécia Antiga e eram expressas na forma equivalente de cordas. Porém, obras feitas por matemáticos hindus, que vão dos séculos V a XII, estabeleceram as fórmulas que conhecemos hoje como relações trigonométricas.

As relações surgem umas a partir das outras por raciocínio dedutivo, sendo que a principal relação trigonométrica teve origem com o Teorema de Pitágoras.

A seguir, veja quais são as principais relações trigonométricas que você deve estudar e como utilizá-las, só aqui no Gestão Educacional!

Relações trigonométricas: o que são?

Além de seno, cosseno e tangente, existem outras três funções trigonométricas importantes por seu valor histórico: secante, cossecante e cotangente.

As relações entre os valores das funções trigonométricas de um mesmo arco são denominadas relações trigonométricas. Vamos, abaixo, conhecer as relações trigonométricas fundamentais.

Relações fundamentais

Observe o círculo trigonométrico de raio igual a 1:Relações trigonométricasAo criar um triângulo retângulo, em seu centro, temos que a hipotenusa é exatamente o raio do círculo e os dois catetos são os valores de seno e cosseno do ângulo x.

[CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A ÁREA DO CÍRCULO]

Pelo Teorema de Pitágoras, temos que para todo x real, x ∈ [0, 2π], vale:Relações trigonométricasEssa é umas das relações fundamentais.

Ainda no círculo trigonométrico, vamos traçar uma reta tangente a ele no ponto S, que é a reta em vermelho na figura abaixo:Relações trigonométricasOs triângulos ΔOPQ e ΔORS possuem dois ângulos correspondentes congruentes. Portanto, são triângulos semelhantes.

Por semelhança, podemos dizer que:Relações trigonométricasSendo OQ = cos x e QP = sen x, temos:Relações trigonométricasSendo RS = tg x e OS = 1 (pois OS é exatamente o raio do círculo), temos:Relações trigonométricasEssa é a segunda relação fundamental.

Além disso, existem outras relações fundamentais, que são as relações a seguir:Relações trigonométricas

Relações trigonométricasRelações trigonométricasAgora, a partir dessas relações fundamentais, iremos encontrar outras. Veja, a seguir, como achar outras relações a partir dessas que já aprendemos.

Relações decorrentes das fundamentais

Para todo x real, x ∈ [0, 2π] e x ∉ [0, π/2, π, 3π/2, 2π], vale as cinco relações:

Relações trigonométricas

Relações trigonométricas

Relações trigonométricas

Relações trigonométricas

Relações trigonométricasResumindo, podemos criar o seguinte esquema:Relações trigonométricas

 

Exercício resolvido

1) Sabendo que sec x = 3, calcule o valor da expressão y = sen²x + 2.tg²x

SOLUÇÃO:Relações trigonométricasEntão:Relações trigonométricas

Natália Alves

Graduanda em licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content