Substantivo abstrato – O que é? Exemplos e Exercícios Resolvidos

Os substantivos são uma classe de palavra com a qual se dá nome às coisas. Há diversos tipos de substantivos. Neste artigo, veremos tudo a respeito dos chamados substantivos abstratos, um tema que você certamente já viu nas aulas de português e que talvez não se lembre muito bem.

Confira tudo sobre os substantivos abstratos aqui, no Gestão Educacional!

O que é substantivo abstrato?

Dá-se o nome de substantivo abstrato aos substantivos que designam nomes de qualidades, ações, estados, noções, sentimentos e sensações. Confira alguns exemplos para compreender melhor:

  • Justiça;
  • Amor;
  • Otimismo.

Cada um dos substantivos dos exemplos são substantivos abstratos. Eles designam alguma coisa que sabemos que existe, mas que não somos capazes de visualizar, pegar, representar, etc., ou seja, nomeiam coisas que não possuem existência própria, isto é, que dependem de outras para existirem.

Substantivo abstrato x substantivo concreto

Os substantivos abstratos se opõem aos substantivos concretos. Enquanto os abstratos, como vimos, nomeiam coisas que não possuem existência própria, os concretos designam coisas que possuem. Observe a comparação:

  • Substantivos abstratos: morte, triste, pessimismo;
  • Substantivos concretos: livro, planta, gato.

Perceba que os substantivos abstratos nomeiam seres que não possuem existência própria, que não podem ser vistos, medidos, etc., por mais que saibamos da existência deles e, principalmente, que dependem de outros seres para existirem. Não conseguimos, por exemplo, imaginar “triste”, mas podemos imaginar um “homem triste”.

Já os substantivos concretos designam seres com os quais podemos interagir, imaginar e ver, mesmo que de forma fantasiosa, e que possuem existência própria. Podemos facilmente imaginar um “sofá”, sem que seja necessária a interação dele com nenhuma outra coisa.

Essa é a principal diferença entre eles, e por isso são considerados opostos.

Convém observar, entretanto, como menciona Rocha Lima (1996, p. 67), que alguns substantivos podem ser tanto abstratos como concretos, a depender do contexto. É o caso, por exemplo, de “redação”, que pode significar tanto “o ato de redigir” (sendo abstrato, nesse caso), como “um texto escrito por alguém”, como a redação que se faz no ENEM (sendo concreto, nesse caso); ou “morte”, que pode ser tanto um estado (sendo abstrato) quanto uma entidade: “a Morte” (sendo concreto).

Além disso, alguns substantivos podem parecer num primeiro momento abstratos, mas podem se tratar, na verdade, de concretos. É o caso de: alma, diabo, fada, lobisomem, saci, etc. Esses são substantivos concretos, que designam entidades que, por mais que não existem no nosso mundo, possuem existência independente.

Exemplos de substantivos abstratos

Confira alguns exemplos de substantivos abstratos, divididos por categoria:

  • Qualidades: bondade, beleza, honestidade, inteligência, etc.;
  • Ações: vingança, casamento, viagem, estudo, etc.;
  • Estados: velhice, cegueira, morte, vida, etc.;
  • Noções: peso, largura, cor, tamanho, etc.;
  • Sentimentos: amor, ira, saudade, paixão, etc.;
  • Sensações: alegria, cansaço, sede, fome, etc.

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Substantivo abstrato – O que é? Exemplos e Exercícios Resolvidos

1) Leia as afirmações abaixo a respeito dos substantivos abstratos, atentando-se se são verdadeiras ou falsas, e depois faça o que se pede.

I. Substantivo abstrato é aquele que nomeia qualidades, ações, estados, noções, sentimentos e sensações, ou seja, seres imateriais.
II. Os substantivos abstratos opõem-se aos substantivos concretos e vice-versa.
III. Alguns substantivos podem ser tanto abstratos quanto concretos, a depender do contexto em que forem usados.
IV. São exemplos de substantivos abstratos: paz, força, beleza e pobreza.

São afirmações verdadeiras:

  • a) I e II.
  • b) I, II e III.
  • c) I, III e IV.
  • d) Todas as alternativas.

2) Observe o conjunto de palavras abaixo e depois assinale a alternativa que compreende todos os substantivos abstratos do conjunto.

Bondade – alma – calor – cavalo – Brasil – zombaria – círculo – doença – parlamento –  glória – cidade – opinião – tigre – faca – São Paulo – verdade – mentira – homem – chuva.

  • a) Bondade, calor, zombaria, círculo, doença, verdade, mentira, chuva.
  • b) Bondade, alma, calor, doença, glória, opinião, verdade, mentira.
  • c) Bondade, calor, zombaria, doença, glória, opinião, verdade, mentira.
  • d) Alma, cavalo, Brasil, círculo, parlamento, cidade, tigre, faca, homem.

Deixe seu Comentário

WebGo Content