Substantivo próprio – O que é? Regras e Exemplos

Os substantivos próprios são aqueles que nomeiam indivíduos em particular dentro de uma determinada espécie. Eles são um dos vários tipos de substantivos da língua portuguesa.

Confira tudo a respeito dos substantivos próprios neste artigo que nós, do Gestão Educacional, preparamos especialmente para você!

O que é substantivo próprio?

Os substantivos próprios são aqueles que nomeiam determinados indivíduos dentro de uma espécie.

Eles têm a característica de sempre serem grafados com letra maiúscula, justamente para indicar que se trata de um nome próprio. Veja alguns exemplos:

  • Rafaela;
  • São Paulo;
  • Terra.

Perceba que todos esses substantivos do exemplo são nomes próprios: “Rafaela” é o nome de uma determinada pessoa que faz parte da espécie “mulher” ou “menina”; “São Paulo” é o nome de uma determinada cidade que faz parte da espécie “cidade”; e “Terra” é o nome de um determinado planeta que faz parte da espécie “planeta”. Ou seja, todos eles são nomes de indivíduos que fazem parte de uma determinada espécie. São, portanto, substantivos próprios.

Substantivo próprio x substantivo comum

Como mencionado, os substantivos próprios são aqueles que nomeiam indivíduos em particular de uma determinada espécie. Os substantivos comuns, por sua vez, dão nome à totalidade de indivíduos de uma espécie, de maneira genérica. Confira a comparação:

  • Substantivo comum: continente;
  • Substantivo próprio: África.

Com essa comparação, fica clara a diferença: o substantivo comum “continente” faz menção à totalidade de seres de sua espécie, incluindo as Américas, a Europa, a Ásia, a África e a Oceania. Já o substantivo próprio “África” é um exemplo de ser dessa espécie, sendo, portanto, um substantivo próprio.

Exemplos de substantivos próprios

Confira alguns exemplos de substantivos próprios, divididos por categoria:

  • Nomes de pessoas: Ana, Maria, José, Oswaldo, Eduardo, Danilo, Mônica, Alice, etc.;
  • Nomes de cidades: Lisboa, Joanesburgo, Amsterdã, Brasília, Zagreb, Londres, etc.;
  • Nomes de países: Brasil, Bolívia, Canadá, Etiópia, Indonésia, China, Japão, etc.;
  • Nomes de rios: São Francisco, Tietê, Sena, Amazonas, Nilo, etc.;
  • Nomes de animais de estimação: Menininho, Rex, Cherry, Kiki, Toddynho, etc.

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário