Tipos de Sangue – Entenda os Tipos Sanguíneos e Como Funcionam

O tipo de sangue é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar dos indivíduos. Existem diversas proteínas no sangue, que, mutas vezes, não são compatíveis umas com as outras, por isso não é qualquer pessoa que pode doar sangue para uma outra qualquer receber. Antes, é preciso fazer a tipagem sanguínea, a fim de encontrar compatibilidade entre os tipos de sangue.

Muitas vezes, uma pessoa pode doar para uma terceira, mas não pode receber o sangue desta. Para entender melhor sobres isso, leia o texto e aprenda como funciona o que se chama de sistema ABO e fator Rh. E lembre-se sempre de que se você se enquadra no perfil, existem milhares de vidas que podem ser salvas!

Como foi Descoberto o Tipo Sanguíneo?

Há anos, a humanidade já tentava fazer transfusão de sangue em pessoas que sofreram acidentes, precisavam de cirurgia ou tinham perdido muito sangue. Às vezes, os testes eram bem sucedidos, mas em outras o procedimento não dava certo, não se sabendo ao certo o motivo para tal.

tipos de sangue

No início do século XX, um cientista austríaco chamado Karl Landsteiner conseguiu comprovar que os sangues variavam bioquimicamente, analisando amostras de sangue. Ele conclui que, ao misturar algumas mostras, elas aglutinavam-se ou dissolviam suas hemácias, enquanto outras continuavam normais.

Ao estudar mais afundo, o estudioso descobriu que as hemácias possuíam antígenos em sua superfície, que atraiam corpos de defesa, responsáveis por destruí-las, tendo identificado dois tipos divergentes de antígeno: A e B.

Os estudos também mostraram que existiam células que não possuíam esses antígenos, sendo conhecidas por 0 (zero), devido à semelhança da grafia, tornando-se o sangue tipo O (letra do alfabeto).

Grupos Sanguíneos Existentes – Sistema ABO

O primeiro passo é entender sobre o sistema ABO, que inclui tipos sanguíneos A, B, AB ou O. Eles possuem dois aglutinógenos (tipo A e B), que podem acontecer nas pessoas de forma isolada (tipo A ou tipo B), simultânea (tipo AB) ou não acontecer ( tipo O). Conheça melhor:

  • Tipo A – possui anticorpos que aglutinam o sangue tipo B, por isso só podem receber sangue de pessoas com tipo sanguíneo A ou O. Porém, pode doar apenas para quem tem sangue A ou AB;
  • Tipo B – é um tipo mais raro de sangue, que possui anticorpos contra o sangue A, podendo receber sangue apenas do mesmo tipo B ou O. Por sua vez, pode ser doador de pessoas com sangue B ou AB;
  • Tipo AB – é também muito raro, contendo anticorpos A, sendo um receptor universal de qualquer tipo de sangue – A, B, AB e O;
  • Tipo O – este contém anticorpos A e B, podendo doar para qualquer pessoa, porém só podendo receber sangue do tipo O. Por isso, é considerado um doador universal.

Fator Rh

tipos sanguíneos

Além do sistema ABO, é preciso levar em consideração se o sangue é positivo ou negativo. As pessoas com sangue positivo (A+, B+, AB+, O+) podem receber sangue com Rh negativo e positivo, mas o contrário não acontece. Pessoas com sangue A-, B-, O- e AB- só recebem sangue negativo, mas podem doar para o positivo.

O fator + refere-se ao antígeno D, encontrado naturalmente no sangue, mas que não está presente em pessoas com fator negativo. Esse antígeno recebe tal  nome, pois foi descoberto por Landsteiner e Wiener, que o chamaram pela primeira vez de “Rhesus”.

Quem Pode Doar e Quem Pode Receber?

Para saber exatamente e compreender melhor o sistema ABO e o fator Rh, veja na tabela, abaixo, quem pode doar sangue para quem:

Tipo de SanguePode doar ParaPode Receber de
A+A+, AB+A-, A+, O+, O-
A-A-, A+, AB-, AB+A-, O-
B+B+; AB+B-, B+, O-, O+
B-B+, B-, AB+, AB-B-, O-
AB+AB+A+, B+, O+, O-, AB+, AB-
AB-AB+, AB-A-, B-, O-, AB-
O+A+, B+, O+, AB+0+, O-
O-A-, A+, B-, B+, O-, O+, AB-, AB+O-

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário