Tríplice Entente – O que é? Formação, Contexto e Países Participantes

A Tríplice Entente foi uma coalização militar formada no começo do século XX que teve um papel fundamental na Primeira Guerra Mundial

A Tríplice Entente foi uma coalização militar formada no começo do século XX que teve um papel fundamental na Primeira Guerra Mundial. Contava com o Império Britânico, a França e o Império Russo. Confira a origem e os objetivos desta aliança.

Contexto da Formação da Tríplice Entente

A palavra “entente” significa acordo. E foi isso que três nações realizaram para fazer frente a Tríplice Aliança, formada em 1882 com o Império Alemão, Império Italiano e Império Austro-Húngaro.

Isso acontecia em um período que Alemães e Italianos rivalizavam com Grã-Bretanha e França, e buscavam também terem colônias e expandir mercado.

Anteriormente à Tríplice Entente, houve também a Entente Anglo-Russa, em 1907; a Aliança Franco-Russa, em 1891 e a Entente Cordiale, entre a França e a Inglaterra, em 1904.

Formação da Tríplice Entente 

Após o surgimento da Tríplice Aliança, as nações começaram a costurar acordos, e a grande maioria tinha o objetivo de evitar um domínio alemão no Continente, o que poderia resultar em uma nova grande força da Europa.

Com isso, em 1891 aconteceu a Aliança Franco-Russo, em 1904 o acordo entre França e Inglaterra e depois em 1907 a Entente Anglo-Russa. Em 1907, por fim, foi formada a Tríplice Entente. 

Mudança de lado

Um fato importante da Tríplice Entente foi a troca de lado por parte do Império Italiano. Antes membro da Tríplice Aliança, a Itália assinou o Tratado de Londres (1915) e abandonou a Aliança e se aliou à Entente por causa da promessa de territórios.

Outras mudanças significativas aconteceram no meio da 1ª Guerra Mundial. Devido à crise social e econômica no país, o Império Russo abandonou a Guerra. 

Só que, no caminho contrário, apareceram os Estados Unidos, que reforçaram a Tríplice Entente após forças alemãs terem afundado um navio de tripulantes norte-americanos.

Fim da Guerra

Após a saída da Rússia e entrada dos Estados Unidos, a Tríplice Entente passou a ser superior no conflito. Com isso, em 1918, o Império Austro-Hungáro e a Alemanha assumiram a derrota.

Você também pode gostar de ler:
Por que a Alemanha foi considerada culpada pela Primeira Guerra Mundial?

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário