3 estratégias FUNCIONAIS para melhorar seu hábito de leitura

Ler traz uma série de benefícios! Pensando nisso, separamos 3 dicas de ouro para você construir de vez o seu hábito de leitura!

Para muitos, transformar a leitura em um hábito é um desafio. E hoje em dia não é para menos, já que temos tantas opções de entretenimento como séries, filmes e reality shows nos diversos serviços de streaming disponíveis e os mais variados vídeos sobre qualquer assunto no Youtube.

No entanto, ler com frequência garante inúmeros benefícios, como melhorar a nossa capacidade de concentração, que tanto precisamos no dia a dia para os estudos e na maior parte dos trabalhos, e exercitar a nossa imaginação, que é tão estimulada em nós na infância, mas que vamos perdendo ao longo dos anos em decorrência da rotina corrida e das necessidades práticas da vida.

Ah, além disso, você se torna uma pessoa muito mais interessante quando lê com frequência, pois provavelmente vai conseguir dominar vários assuntos, construir paralelos entre suas leituras e a realidade e até mesmo entender todos os tipos de texto com mais facilidade.

Pensando nisso, separamos 3 dicas de ouro para você construir de vez o seu hábito de leitura!

3. Comece com textos curtos

3 estratégias FUNCIONAIS para melhorar seu hábito de leitura (Imagem: Blaz Photo/Unsplash)
3 estratégias FUNCIONAIS para melhorar seu hábito de leitura (Imagem: Blaz Photo/Unsplash)

Se você nunca lê por prazer, não é prudente começar por Os miseráveis, de Victor Hugo, ou Um pecado de Cor, de Ana Maria Gonçalves. Ambas são leituras incríveis, com estilos bem diferentes; no entanto, o que esses livros têm um comum é que ambos têm por volta das 1000 páginas. Não te parece exigir um pouco demais de si mesmo?

A minha dica aqui é começar por livros e até mesmo gêneros mais curtos, como um bom livro de contos, matérias jornalísticas de opinião, crônicas, etc. Busque por assuntos e autores que te interessam e vá, aos poucos, aumentando a carga de páginas que você lê cada vez mais.

2. Definir metas

Ajuda bastante definir metas de leitura em um primeiro momento. Pense em uma quantidade realista para sua lista de leitura. Se pergunte: pensando na sua rotina, quantos livros você dá conta de ler por mês ou por ano?

Também dá para definir metas por gênero ou autor, se você já é um leitor um pouco mais experiente, como: Quero ler 4 livros da Conceição Evaristo nesse semestre, ou decidi que vou ler 5 peças de teatro esse ano. Brinque e divirta-se com as suas metas, explore a sua curiosidade literária através delas!

1. Livrar-se de distrações

Essa talvez seja a dica mais importante. Quando estiver lendo, mantenha principalmente os aparelhos eletrônicos longe! Eles são uma grande fonte de distração, pois oferecem a possibilidade de entretenimento fácil e rápido de consumir, como rolar o feed do instagram ou assistir vídeos de 30 segundos no tiktok.

Separe também um lugar mais silencioso e afastado da casa se você morar com outras pessoas. Tenha o seu cantinho privado de leitura!

Você também pode gostar de ler:
Por que Fernando Pessoa tinha “outros nomes”? Entenda o conceito de heterônimos!

Graduada em Letras inglês-português pela UNESP-Araraquara e mestre em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa Estudos da tradução) pela UNESP- São José do Rio Preto. Professora de português e inglês, redatora comercial e tradutora EN><PT, Fui bolsista CAPES na graduação pelo programa Residência Pedagógica, dando aulas de inglês para sexta série da Educação de Jovens e adultos e durante o mestrado, desenvolvendo a pesquisa "Makumba: Uma proposta de Matrigestão Tradutória à Poética de Amiri Baraka", no qual executei as primeiras traduções para o português de poemas selecionadas do livro Black Magic (1969), do autor afro-americano Amiri Baraka. Hoje, atuo como professora de inglês na escola Aliança América e Redatora para WebGo/Gridmídia, bem como desenvolvo projetos como tradutora, redatora e professora de inglês e português freelance para diversas empresas e contratantes particulares.

Deixe seu comentário