3 principais protozooses humanas – Leishmaniose, Malária e mais!

As protozooses são doenças causadas por protozoários - organismos unicelulares que podem causar sérios problemas de saúde em humanos.

As protozooses são doenças causadas por protozoários – organismos unicelulares que podem causar sérios problemas de saúde em humanos. Eles são encontrados na água e no solo, assim como na superfície das plantas. Veja a seguir, as 3 principais protozooses causadas em humanos.

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania. No entanto, existem dois tipos principais de leishmaniose: a visceral (ou calazar) e a tegumentar (também chamada de cutânea). Entenda as diferenças:

  • A leishmaniose visceral pode ser mortal se não for tratada ou se o tratamento for inadequado. É comum em comunidades rurais no sul da Ásia, no leste da África e no Brasil;
  • A leishmaniose cutânea não deixa a pessoa muito doente como acontece com a visceral. Ela se espalha através da mordida de fêmeas infectadas dos mosquitos palha, tatuquira, birigui, entre outros.

Diagnóstico

O diagnóstico de leishmaniose cutânea e visceral é baseado no exame microscópico de biópsias de tecidos ou amostras de sangue contendo os proto.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii. A forma mais comum de se obter toxoplasmose é comendo carne mal cozida ou frutas e vegetais não lavados e de forma congênita, ou seja, de mãe para filho na gestação. Em casos raros, você pode até obtê-la por contato com as fezes de um gato ou outro animal infectado.

Os sintomas de toxoplasmose incluem febre, dores musculares e gânglios linfáticos inchados. Em raros casos, pode causar danos ao cérebro ou aos olhos (levando à cegueira).

Malária

A malária é uma doença que ameaça a vida. É causada por protozoários do gênero Plasmodium, que se propagam aos seres humanos através de uma picada do mosquito do gênero Anopheles, o mosquito-prego. A malária pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada rapidamente.

Os sintomas da malária frequentemente incluem febre e doenças semelhantes à gripe, incluindo calafrios, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e náusea. O diagnóstico é feito através da coleta de uma amostra de sangue para detectar os protozoários da malária.

O diagnóstico e o tratamento imediatos são essenciais para evitar complicações graves e até mesmo a morte.

Referência

Neves, D. P. Parasitologia Dinâmica. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

Você também pode gostar de ler:
Doenças Genéticas – O que são? Como identificar? Tipos e Tratamentos

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário