Acima ou a cima? Significado e Exemplos

Palavras que têm o som idêntico sempre levantam dúvida no momento da escrita: será que estão grafadas corretamente? É justamente isso o que acontece com acima e a cima.

Uma informação importante sobre o tema é que tanto acima como a cima estão corretas e existem na gramática da Língua Portuguesa. No entanto, há algumas diferenças primordiais entre elas, e é isto que veremos hoje, neste artigo do Gestão Educacional!

Significado de “Acima”

O termo acima, escrito junto, é um advérbio de lugar, palavra que modifica o verbo, o adjetivo, o substantivo ou um outro advérbio, indicando circunstâncias específicas. Nesse caso, acima refere-se a uma “posição”.

Significa que algo que está em uma posição superior, em um lugar elevado ou que tem uma importância maior, sentidos que podem ser notados nos exemplos, abaixo:

  • A nota dele estava acima de todos os alunos da sala;
  • Encontrei seu nome acima na lista de aprovados;
  • A cidade está acima do nível do mar;
  • Seu time se classificou acima dos demais;
  • O desempenho de João é acima do esperado.

Acima ou a cima

A palavra acima pode ser encontrada sozinha na frase ou junto da preposição “de”, formando a locução prepositiva “acima de”. Tal locução é bastante aplicada no dia a dia, especialmente para efeito de comparação.

Outro emprego de acima é como interjeição, com a finalidade de expressar um estímulo, significando “avante” ou “adiante”. Por exemplo:“Acima! Finalize a prova”.

Significado de “A cima”

A cima, com escrita separada, é uma expressão que significa “para cima”. Não importa qual seja seu posicionamento na oração, não leva crase, como alguns costumam acreditar e escrever.

Curiosamente, a expressão, geralmente, vem acompanhada de outra: “de baixo”. Fica mais fácil entender essa relação e aplicação em sentenças, como nos exemplos listados, a seguir:

  • Mediu-me de baixo a cima;
  • O elevador demora para fazer o percurso de baixo a cima;
  • Subiu a ladeira de baixo a cima;
  • Fez a viagem de baixo a cima de carro;
  • Revistou o suspeito de baixo a cima.

Existe uma dica infalível para acertar no uso: para saber se é acima, basta trocar o advérbio por seu antônimo, isto é, pela palavra “abaixo”. Se a frase fizer sentido, utilize acima.

Para saber se deve usar a cima, substitua a expressão por seu sinônimo, ou seja, “para cima”. Caso a oração não tenha seu sentido prejudicado, o correto é aplicar a cima.

Agora que você já sabe mais a respeito dessas expressões, que tal testar os seus conhecimentos no teste ao final da página? Basta rolar até o fim e marcar as alternativas que melhor respondem à questão!

1) Utilize acima ou a cima, de acordo com o sentido expresso nas orações:

  1. a) O livro está _____ das expectativas.
  2. b) Fez a maratona de baixo ______ de bicicleta.
  3. c) Meu bolo está ______ do seu.
  4. d) Isto está _____ de minha capacidade;
  5. e) _____! Você conseguirá concluir a prova!
  6. f) De baixo _____, a obra de arte está perfeita.
  7. g) Olhou o apartamento de baixo _____.
  8. h) Pensou que o trabalho exigia algo _____ de suas habilidades, mas depois de analisar as atividades de baixo _______, constatou que era algo simples de ser feito.

Respostas

  1. a) Acima (sentido de superior)
  2. b) A cima (acompanhado da expressão de baixo)
  3. c) Acima (sentido de superior)
  4. d) Acima (sentido de superior)
  5. e) Acima (interjeição)
  6. f) A cima (acompanhado da expressão de baixo)
  7. g) A cima (acompanhado da expressão de baixo)
  8. h) Acima (sentido de superior) e a cima (acompanhado da expressão de baixo)

Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply