Andy Warhol – Quem foi? Biografia e Principais Obras

Andy Warhol foi um artista plástico, pintor e cineasta. Ele se tornou uma das figuras mais importantes e impressionantes da Pop Art, sendo um de seus fundadores. Destacou-se, principalmente, por misturar elementos de publicidade em suas obras, além de retratar artigos de consumo em massa, como latas de sopa e garrafas de refrigerantes e personalidades importantes de sua época.

Essa personalidade também teve bastante impacto no cinema de vanguarda e na literatura. Seu nome de batismo era Andrew Warhola. Porém, passou a assinar como Andy Warhol após sua mostra individual, na década de 50. Apesar de ter nascido no EUA, em agosto de 1928, na cidade de Pittsburgh, seus pais eram operários imigrantes da Eslováquia.

Juventude

Andy Warhol

Filho de Andrej Varhola e Julia Zavacká, operários imigrantes, a infância de Warhol foi difícil. Ainda criança, contraiu uma doença que atacou o seu sistema nervoso. Ela provocava movimentos involuntários pelo corpo, além de manchas na pele.

Esse incidente marcou profundamente o artista. Ele se tornou uma criança hipocondríaca e reclusa. Vivia mais próximo de sua mãe e passava vários dias de sua infância na cama. Enquanto recluso e sem amigos, Warhol dedicou horas de seu tempo ao desenho e a colecionar imagens de personalidades famosas de Hollywood.

O próprio Andy reconheceu que essa época foi determinante para o desenvolvimento de suas habilidades como artista e sua personalidade como um todo.

Seus estudos foram voltados para arte. Ele teve aulas no Liceu de Schenley e no Museu Carnegie. Posteriormente, como o auxílio de seus familiares, Andy ingressou ao Instituto de Tecnologia Carnegi,  em 1945, aos 17 anos.

Vida adulta e morte

Após graduar-se em design na famosa escola de arte, Warhol se mudou para Nova Iorque. Lá, passou a trabalhar como ilustrador em importantes revistas do mundo da moda, além de ter desenvolvido trabalhos envolvendo anúncios publicitários e como diretor de arte.

Após ganhar diversos prêmios, tendo o seu trabalho reconhecido pelo Art Director’s Club e pelo The American Institute of Graphic Arts, Andy realiza sua primeira mostra individual, em 1952.

Essa exposição consistia em 15 desenhos baseados na obra de Truman Capote, tornando-se um sucesso. Ela foi exibida, até mesmo, no MOMA (Museu de Arte Moderna), em 1956.

Apesar de já ser uma artista bastante polêmico e vanguardista, é na década de 60 que Andy revoluciona as suas obras. Ele passa a incorporar elementos de publicidade, além de fazer uso de cores fortes e vibrantes em seus trabalhos.

O Pop Art ganha, então, novos contornos e passa a retratar elementos comuns e artigos de consumo, como as famosas latas de sopa Campbell e as garrafas de Coca-Cola. Personalidades famosas também foram retratadas por Warhol em suas obras, em cores chamativas e fortes, como Marillyn Monroe e Pelé.

Várias técnicas eram utilizadas para compor esses inusitados trabalhos de Pop Art, como a serigrafia e a colagem. Porém, era comum a utilização de objetos pouco usuais na época, por exemplo, os materiais descartáveis.

Talvez todo o sucesso e a publicidade atribuídos a Warhol o levaram a ser alvo de um atentado contra a vida, em 1968. Uma mulher chamada Valerie Solanis invade seu estúdio, The Factoy, em Nova Iorque, e atira três vezes contra Warhol. Apesar do ocorrido, ele é operado e sobrevive, fundando, no ano seguinte, uma revista de fofocas chamada Interview.

Os últimos anos de vida de Andy, entre as décadas de 70 e 80, foram dedicados à pintura e à produção livros, além de ter participado da apresentação de um programa de TV.

Mesmo tendo sobrevivido a um atentado, curiosamente, Andy Wahrol morreu um dia após se submeter a uma cirurgia de vesícula, no ano de 1987, aos 58 anos de idade.

Principais Obras de Andy Warhol

Andy Warhol2

Em Pittsburgh, cidade natal de Warhol, foi inaugurado o Museu Andy Warhol, em 1994. Nesse local, encontram-se inúmeras obras criadas pelo artista.

Talvez sua obra de maior destaque e mais conhecida por todos seja a Campbell’s soup, ou Sopa Campbell. Essa obra foi originalmente exibida na exposição de Pop Art, realizada em Nova York, no ano de 1962.

Porém, além dessas, outras produções também merecem destaque, dentre elas:

  • Marilyn Monroe;
  • Mao Tsé-Tung;
  • Coca Cola;
  • Self-Portrait;
  • Big eletric chair;
  • Eight Elvises;
  • Gold Marilyn Monroe;
  • Brillo Box.

Como cineasta, algumas de suas produções que merecem destaque são:

  • Milk;
  • The Andy Warhol Story;
  • Bike Boy;
  • Tub Girl;
  • I’ a Man;
  • Flesh;
  • Blue Movie;
  • Trash;
  • Heat;
  • Blood of Dracula.

Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply