Classificação das Soluções – Saturadas, Insaturadas, Supersaturadas
Entenda como ocorre a Classificação das Soluções e conheça seus três tipos: saturadas, insaturadas e supersaturadas!
Na química, o termo solução pode ser conceituado como sendo uma mistura homogênea de dois ou mais componentes, conhecidos como solvente e soluto. O soluto é o componente que é dissolvido no solvente, ou seja, o solvente sempre estará presente em maior quantidade em uma solução.
Por exemplo, numa solução de cloreto de sódio – NaCl – (sal de cozinha) e água – H2O –, o sal é o soluto e a água é o solvente. O sal se dissocia nos íons Na+ e Cl– e interagem com a água, que sofre quebra nas ligações de hidrogênio, formando íons solvatados pela água. Quando uma solução tem a água como solvente, a chamamos de solução aquosa.
Exemplo de soluções em diferentes estados físicos
Apesar de o termo solução remeter a misturas homogêneas no estado líquido, podemos ter soluções em todos os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
- Soluções sólidas: Mercúrio (Hg) dissolvido em prata (Ag). Prata (Ag) dissolvida no ouro (Au).
- Soluções líquidas: Sal (NaCl) dissolvido em água (H2O). Álcool (C2H6O) dissolvido na água (H2O).
- Soluções gasosas: Ar atmosférico (mistura de oxigênio, nitrogênio e outros gases). Gelo seco dissolvido em nitrogênio (N).
Uma solução pode ser classificada a partir da solubilidade (quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em determinada quantidade de solvente em uma determinada temperatura), podendo ser uma solução saturada, insaturada ou supersaturada.
Soluções Saturadas
Nas soluções saturadas, acontece o que chamamos de equilíbrio dinâmico, em que há o equilíbrio de quantidade de soluto dissolvido e quantidade de soluto não dissolvido.
Partículas de soluto se dissolvem no solvente e, de acordo com o passar do tempo, essa dissolução diminui e o número de partículas na solução aumenta. Acontece então o equilíbrio entre quantidade de soluto e de íons dissolvidos e a quantidade de soluto não dissolvido. Quando esse equilíbrio é alcançado, dizemos que a solução está saturada.
Soluções Insaturadas
Neste caso, a solução possui a concentração do soluto menor do que a da solução saturada. Em determinada temperatura, a quantidade de soluto é menor do que a solubilidade da solução.
Soluções Supersaturadas
As soluções saturadas apresentam a quantidade de soluto superior ao ponto de saturação, ou seja, a sua capacidade usual de solubilidade. Isso ocorre porque alguns solutos têm a sua solubilidade aumentada com o aumento da temperatura. Por isso, geralmente, as soluções supersaturadas são realizadas a altas temperaturas.
Ainda podemos dizer que uma solução é diluída. Quando aumentamos a quantidade de solvente de maneira significativa, temos um acréscimo do volume da solução; porém, a quantidade de matéria (mol) permanece o mesmo.
Geralmente, para realizar uma diluição, retira-se uma pequena quantidade de uma solução mãe e acrescenta-se a essa pequena porção mais solvente.
Você também pode gostar de ler:
Separação de Misturadas – O que é? Função, Tipos e Exemplos
Referências
RIBAS, J. F. BROIETTI, F. C. D. LEAL, L. P. V. et. al Soluções saturada, insaturada e supersaturada e suas representações por licenciandos em Química. ACTIO: Docência em Ciências. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 61-79, jul./set. 2017.
HILTON. Soluções. Departamento de Química UFMG, 2013.
Deixe seu comentário