Conserto ou concerto? Significado, Exemplos e Exercícios

“Conserto ou Concerto” são duas palavras existentes na Língua Portuguesa, portanto, estão corretas. No entanto, o seu significado se difere, sendo usadas em momentos distintos.

O que confunde muitas pessoas é que a sua pronúncia é totalmente igual, todavia, na hora de escrever, é preciso empregar a grafia corretamente.

Confira, abaixo, quais são as diferenças, só aqui no Gestão Educacional!

Qual a diferença de conserto e concerto?

Uma letra faz toda a diferença no sentido de uma frase, nesse caso, é ” S” (Conserto) e ” C” (Concerto).

Conserto ou concerto

Quando se usa a palavra conserto?

O verbo “consertar” é empregado quando se refere à “restauração” de alguma coisa.

Por exemplo:

  • Vou levar minhas roupas na costureira para ela consertar minha blusa;
  • Minha TV está com problema, preciso levá-la para consertar;
  • Meu celular está no conserto.

Como visto acima, “conserto ou consertar” é um sinônimo de “restaurar”, ” remendar”, “reparar” ou “solucionar”.

Quando se usa a palavra concerto?

O substantivo “concertar” é usado em duas formas distintas, uma delas é a mais conhecida, relacionada com sessões musicais, como:

  • Eu fui ao concerto musical hoje;
  • Ontem teve um concerto de música clássica espetacular.

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, “concerto ou concertar” significa “soar de forma harmônica” e também pode ser usado para “harmonizar opiniões  que se divergem”, como o exemplo, abaixo:

  • Joana e João concertaram de não brigar mais no trabalho;
  • Os empregados concertaram de não irem à festa da empresa.

O verbo, nesse caso, é usado para indicar que eles “combinaram” ou “decidiram de forma unânime alguma coisa”.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do uso de “conserto” e “concerto”, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

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