Cores Primárias – Quais são? Entenda a classificação das cores!

As cores primárias são consideradas cores puras. São elas que fazem com que as outras consigam existir, no caso, chamadas de cores. complementares. É com a mistura das cores primárias que se tem, portanto, as cores secundárias e posteriormente, as cores terciárias.

As cores primárias são o vermelho, azul e amarelo. É com a soma destas cores que se pode formar o branco. Essas definições ajudam a entender como acontece a percepção da luz, já que a intensidade de luz que reflete acaba por provocar um raio visível de cor.

Você já ouviu falar do círculo cromático? Que possui cores primárias e secundárias? Veja aqui mais sobre essa mistura de cores primárias e o que acontece.

A classificação das cores

  • Cores primárias: são cores puras, que não são resultados de dois feixes de luz, somente um;
    cores primarias quais sao
  • Cores secundárias: é a união das cores primárias. Quando dois feixes de luz se misturam e formam uma nova cor, sendo roxo, laranjado ou verde. Ou seja, são cores primárias misturas.
  • Cores terciárias: ocorre quando se une uma cor primária com uma cor secundária e se forma uma nova cor. Aqui se tem uma infinidade de tons da mesma cor, como o vermelho alaranjado ou o amarelo esverdeado e várias outras combinações, tudo por meio das cores complementares do círculo cromático, que começaram lá no início com apenas três cores.
  • Cores neutras: possuem reflexão da luz como acontece com o cinza ou o marrom;
  • Cores quentes: dão a sensação de calor, como o vermelho ou o amarelo;
  • Cores frias: dão a sensação de frio, como o azul ou o violeta.

São mais de três cores, porém que são organizadas além de terciárias cores, primárias cores e tantas outras. Se você trabalha com arte, é importante saber quais são as cores primárias, como é feita a mistura de cores primárias e além de tudo isso, quais são as cores primárias, secundárias e terciárias.

Cores Primárias Aditivas

As cores primárias de luz são chamadas também de aditivas porque é com a soma delas que se consegue fazer a cor branca. Em inglês, este sistema é chamado de RGB (red, green e blue)

Para entender como as cores primárias formam as secundárias (se misturadas), confira, abaixo, algumas das misturas de cores primárias que formam cores secundárias:

  • Vermelho + Verde = amarelo;
  • Vermelho + Azul = Magenta;
  • Azul e Amarelo = Verde.

Estes exemplos são considerados cores subtrativas, isso porque se misturar todas as cores se obterá como resultado o preto. Basta fazer o teste simples, seja com as cores neutras ou primárias cores, você verá o que acontece com as cores terciárias também.

Spectro de Cores

O círculo de cores tem as sete cores básicas e todas as suas variantes. É com ele que se consegue entender como as cores são formadas. Ao todo, são considerada 12 cores divididas entre três primárias, três secundárias e seis terciárias.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply