Cultura brasileira – Formação e Contribuições de Outras Culturas

A cultura brasileira é a soma de muitas referências. Com sua história marcada pela comunhão de muitos povos, o Brasil nasceu de hábitos únicos.

Para chegarmos à expressão “ser brasileiro”, muito coisa aconteceu. Claro que para ter noção de como nasce e se desenvolve a cultura brasileira, precisamos olhar para o período que os europeus aportaram no lugar.

Do choque dos portugueses com os indígenas que aqui estavam, começam os primeiros passos para uma futura identidade brasileira. Pouco depois se adiciona os elementos da cultura africana. E nos séculos 19 e 20, outros povos completam o que hoje entendemos como cultura brasileira.

Cultura brasileira3

Formação da cultura brasileira

O termo cultura serve para conceituar os padrões de comportamento, crenças, costumes, etc., de um lugar. Também, refere-se às tradições, aos valores morais e intelectuais, aos conhecimentos e à produção artística.

Quando tratamos da cultura brasileira e sua formação, há fases e contribuições distintas, mas todas fundamentais para entendermos nossos hábitos atuais.

A esse desenvolvimento até uma identidade nacional, é preciso incluir a observação da ocupação territorial, tão importante quanto a chegada de outros povos ao país.

[CONFIRA TAMBÉM: MAPA DO BRASIL]

Contribuição para a cultura brasileira

Vimos que, para nascer uma identidade brasileira, quatro grupos contribuíram. São eles:

  • Indígenas;
  • Portugueses;
  • Africanos;
  • Imigrantes de outros países.

Vejamos como cada um ajudou na formação cultural do Brasil.

Cultura brasileira2

Contribuição da cultura indígena

É certo que, antes de 1500 muitos, grupos tribais de espalhavam pelo que hoje conhecemos como território brasileiro. Essas tribos deixaram influências que nos alcançam até hoje.

Na culinária, temos a famosa tapioca de mandioca. No vocabulário, são vários os verbetes de origem indígena, como palavras que nomeiam frutas, lugares e dão vida a expressões idiomáticas.

Além de tudo, sabia que estender uma rede na varanda é um costume herdado dos indígenas?

[LEIA TAMBÉM: ESTADOS BRASILEIROS]

Contribuição da cultura portuguesa

Certamente, os portugueses são os maiores colaboradores na formação da cultura brasileira. Além da língua, eles moldaram nossa estrutura social, nossa religião predominante (cristianismo), nossa organização do estado, nossas noções de leis, nossas expressões artísticas e nossos formatos de educação.

Foram trazidos da Europa mitos e muitos costumes. As festas juninas, o bicho-papão e as brincadeiras de roda são todas heranças portuguesas.

Contribuição da cultura africana

Outra corrente muito importante na criação da identidade nacional foi trazida pelos africanos. Mesmo com toda polêmica que envolve o período da escravidão do país, é inegável que sem a presença do integrante africano na formação cultural do Brasil não teríamos metade de nossos talentos artísticos da atualidade.

Com os africanos, vieram novas referências religiosas, muitas receitas para a culinária e principalmente os ritmos musicais.

A partir da influência deles é que se incorporou à cultura a capoeira, os instrumentos percussivos, o culto aos orixás, os trajes e os adereços que até hoje usamos.

Contribuição de outros grupos migrantes

A partir do século XIX, outros migrantes passaram a chegar no país. Atraídos pelas riquezas e belezas que a nova terra apresentava, mais europeus aportaram no Brasil.

No século seguinte, as grandes guerras mundiais foram outro motivo que tornaram o país atrativo para esses grupos culturais, um tanto diferentes dos portugueses.

Da Europa, chegaram um bom número de italianos, alemães, ucranianos, poloneses e espanhóis; da Ásia, japoneses, libaneses, sírios e chineses. Eles se concentram nas regiões Sudeste e Sul, e transformavam consideravelmente a economia dessas áreas.

[VEJA TAMBÉM: CULTURA DO NORDESTE]

Esses novos povos também estão pelo Centro-Oeste, e uma parte do Norte do país, mas em menor escala.

Eles mudaram profundamente os hábitos produtivos do Brasil, ajudaram a impulsionar o ciclo cafeeiro e a implantação de indústrias no país e trouxeram muitas receitas culinárias que se fundiram aos sabores brasileiros.

Cultura brasileira4

Contemporaneidade da cultura brasileira

Nas últimas décadas, a já consolidada nação norte-americana influenciou de certa forma na cultura brasileira. Nas décadas de 60 e 70, eles trouxeram a tendência tecnicista para a educação.

Daí, nascem os colégios técnicos e uma série de métodos que influenciam na forma de aprender no país. Claro que seus hábitos de consumo, música e moda se espalham amplamente, também.

Essas são pinceladas que ajudam a entender um pouco da cultura brasileira. Dessa heterogeneidade, nasceram artistas de todas as grandezas, pensadores, pesquisadores e importantes figuras que ajudam a fazer um mundo diferente.

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Um comentário

Deixe seu Comentário

WebGo Content