Quando começa o verão? E o horário de verão? Confira tudo aqui!

Graças à dinâmica do planeta Terra no espaço, mudanças naturais importantes ocorrem. O movimento de rotação – aquele em que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, durando 24 horas – é um exemplo de como variam os dias e as noites. Outro movimento fundamental é o de translação.

Esse, por sua vez, é responsável pelas mudanças nas estações do ano, pois permite que a radiação do Sol atinja a superfície dos hemisférios com diferentes intensidades, durante os períodos do ano.

Você sabe quando começa a estação preferida dos brasileiros? Estamos falando do verão! Entenda um pouco sobre a época mais quente do ano, qual sua data de início e previsões!

quando começa o verão

A estação mais quente: o verão!

A palavra verão vem do Latim veranum tempus, que significa “tempo primaveril”. Em tempos antigos, verano era o termo usado para designar o período entre o fim da primavera e o começo do verão, enquanto que estio era para o período do verão em si.

Por curiosidade, antigamente existiam cinco estações do ano – sendo que o verão era dividido em dois momentos: o primeiro caracterizado pelo clima quente e chuvoso, enquanto que o estio era caracterizado pelo clima quente e seco.

Entre as quatro estações do ano – primavera, verão, outono e inverno -, o segundo é o período em que há um aumento considerável nas temperaturas. Essa estação inicia logo após a primavera e seu término se dá logo antes da entrada do outono, sendo considerado e entendido, de forma cultural, como o período em que o sol brilha, muito embora isso não ocorra em todas as partes do mundo.

No Brasil, o verão tem como principais pontos:

  • Dias mais longos;
  • Elevação da umidade.
  • Elevação das temperaturas.
  • Maior predomínio das massas de ar que veem do Atlântico Norte e da Amazônia – o que causa intensificação nos índices de precipitações, que iniciam ainda na metade da primavera;
  • Noites mais curtas.

Ao contrário do que muito anuncia, o verão, no Brasil, não se apresenta com tanto sol e céu aberto, pois a ocorrência de chuvas é frequente e de forte intensidade, embora sejam rápidas.

As características próprias do verão podem ser melhor visualizadas nas áreas próximas aos polos, já que seus aspectos climáticos se distinguem com maior clareza das demais épocas do ano. A existência do verão – sem contar as outras estações do ano, é claro – originou pela existência dos solstícios e equinócios.

No caso, a estação começa com o ápice dos solstícios em um certo hemisfério, o que corresponde ao maior dia do ano, isto é, quando há um amanhecer antecipado e o anoitecer é adiado. Esse “ápice” ocorre devido ao chamado “solstício de verão”, enquanto que no hemisfério oposto acontece o “solstício de inverno”.

Quando começa o verão?

As estações do ano acontecem em tempos diferentes nos hemisférios. Por isso, é importante que você saiba quando começa o verão no Brasil, bem como no hemisfério Norte.

Olha só:

  • No Hemisfério Norte, o verão é chamado, também, de boreal, e tem seu início datado em 21 de junho e seu término em 23 de setembro;
  • Já no Hemisfério Sul, o verão é conhecido como austral e começa no dia 21 de dezembro, terminando em 20 de março.

verão no Brasil

O solstício de verão marca, portanto, o início dessa estação. Esse é o momento em que um dos hemisférios da Terra está inclinado em direção ao Sol e, por conta disso, recebe maior quantidade de raios.

Obviamente que essa inclinação tem relação com a latitude, a partir da Linha do Equador. Portanto, quanto mais distante um território estiver da Linha do Equador, maior a incidência de raios solares.

Enquanto no Brasil aproveita-se o verão, o Hemisfério Norte está passando pelo inverno. As estações do ano sempre serão opostas nos hemisférios.

Quando inicia o horário de verão?

horário de verão

O horário de verão é bem polêmico, não é mesmo? Ou você ama ou você odeia. Ele é um assunto de extremos. Todos os anos, dezenas de países adotam a prática, com uma finalidade muito simples: aproveitar, ao máximo, a luz natural, de modo a se reduzir o consumo de energia elétrica.

Essa economia de energia elétrica é sentida com maior intensidade justamente nas regiões mais distantes da Linha do Equador, por isso, determinados estados brasileiros não adotam a prática, pois a duração dos dias e das noites é a mesma o ano todo, especialmente por estarem próximos a essa linha – é o caso dos estados da região Norte e Nordeste.

O horário de verão é uma mudança feita nos relógios, em que adianta-se uma hora em relação ao fuso horário oficial. Para sorte daqueles que não gostam do horário de verão, ele tem um período determinado. Em 2018, o horário de verão iniciou em 4 de novembro e seu término está marcado para 16 de fevereiro de 2019 (o começo do horário de verão foi adiado primeiramente por conta das eleições).

[CONFIRA TAMBÉM: QUANDO COMEÇA A PRIMAVERA?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply