Em frente ou enfrente – Significado e Exemplos

As duas formas, em frente ou enfrente, estão corretas. No entanto, cada uma tem um significado diferente, bem como uma aplicação substantivo na frase específica. “Em frente”, com a escrita separada, refere-se a algo ou alguém que está na posição frontal ou adiante. Quando escrito tudo junto, e com “n”, enfrente está relacionada ao verbo “enfrentar”.

Entenda melhor o significado de cada uma delas, com exemplos práticos, só aqui no Gestão Educacional!

Em frente ou enfrente

Significado de “em frente”

Essa é uma locução adverbial de lugar, formada por uma preposição (em) e um substantivo (frente). Quando escrita dessa forma, “em frente” é uma locução que indica algo que está adiante ou em posição frontal. Ou seja, está relacionada à localização de um objeto ou de uma pessoa. Por exemplo:

  • Encontre-se em frente à igreja;
  • A partir de agora, você deverá seguir em frente para mudar de vida.

Significado de “enfrente”

Quando a palavra é escrita junto, sendo “enfrente”, significa a forma verbal de “enfrentar”, conjugada na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, ou ainda na 3ª pessoa do singular do imperativo.

Logo, refere-se a ação de enfrentar alguém ou uma determinada situação. Veja alguns exemplos:

  • É necessário que você enfrente essa situação para se reerguer;
  • Enfrente seus medos e encare a realidade.

Como saber qual usar?

Saber qual utilizar é bem simples. Basta identificar o contexto e compreender o que a sentença quer dizer. Se está se referindo à posição de algo ou alguém em relação a um lugar, deve-se utilizar a versão “em frente”. No entanto, se a frase está relacionado ao ato de enfrentar algo ou alguma coisa, deve-se escrever a palavra “enfrente” com “n” e junto.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário