Texto Injuntivo – O que é? É a mesma coisa que Texto Prescritivo?

Entenda o que é o Texto Injuntivo, para que ele serve, veja exemplos e saiba quais as diferenças em relação ao Texto Prescritivo!

O texto injuntivo, procedural, programador ou instrucional, é aquele que ensina a fazer algo, ou seja, é um texto instrutivo.

Os diferentes tipos de texto podem ser observados em várias culturas, pois, geralmente, relacionam-se às construções linguísticas elaboradas para fazê-los.

Isso significa que o texto injuntivo, por exemplo, tem uma forma específica, ou seja, para que um texto seja considerado injuntivo, ele tem que ter um certo conjunto de características.

Características do Texto Injuntivo

O texto injuntivo tem um propósito específico: é o tipo de texto elaborado para que se construa um plano que leve a ações.

Ou seja, o plano elaborado pelo autor de um texto injuntivo tem o objetivo de, progressivamente, forjar um caminho para que o leitor execute ações a partir do conhecimento adquirido no texto: essa é a estrutura básica e principal desse tipo de texto.

A ordem em que esse plano é formatado, geralmente por meio de itens inumerados, é também muito importante pois, quando um leitor busca um texto desse gênero, ele pressupõe que os itens desse plano estão dispostos em uma ordem progressiva de importância, isto é, que esses itens estão ordenados da forma que devem ser executados.

Outra característica desse tipo de texto é a linguagem bastante direta, na qual muitas vezes há o uso do imperativo como recurso linguístico para tal efeito.

Exemplo de texto injuntivo

Ficou muito abstrato? Vamos te dar um exemplo que usamos muito: os manuais de instrução.

Eles geralmente constroem, através de itens, um plano para que se executem ações a partir do conhecimento que é apreendido pela leitura dos próprios itens, não é? Ou seja, um manual quer te ensinar a fazer algo, passo a passo. O manual é um texto injuntivo.

Texto Injuntivo x Texto Prescritivo

O texto injuntivo se diferencia do texto prescritivo pois o primeiro informa, educa, induz, sugere enquanto o segundo obriga de forma inquestionável, impõe, ordena.

É a diferença entre os manuais de instrução, o qual já falamos sobre, e um conjunto de leis, por exemplo.

O conjunto de leis é um texto prescritivo pois se trata de um texto que coloca determinações que devem ser cumpridas, enquanto o manual de instruções educa o leitor sobre o que deve ser feito.

Referências

Ensino de Língua e Literatura: críticas e metodologias. – Org. por João Luis Pereira Ourique. KADER, C.C.C. O texto injuntivo nos manuais do professor de língua inglesa.

Graduada em Letras inglês-português pela UNESP-Araraquara e mestre em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa Estudos da tradução) pela UNESP- São José do Rio Preto. Professora de português e inglês, redatora comercial e tradutora EN><PT, Fui bolsista CAPES na graduação pelo programa Residência Pedagógica, dando aulas de inglês para sexta série da Educação de Jovens e adultos e durante o mestrado, desenvolvendo a pesquisa "Makumba: Uma proposta de Matrigestão Tradutória à Poética de Amiri Baraka", no qual executei as primeiras traduções para o português de poemas selecionadas do livro Black Magic (1969), do autor afro-americano Amiri Baraka. Hoje, atuo como professora de inglês na escola Aliança América e Redatora para WebGo/Gridmídia, bem como desenvolvo projetos como tradutora, redatora e professora de inglês e português freelance para diversas empresas e contratantes particulares.

Deixe seu comentário