Emcima ou em cima – Significado e Exemplos

Para dizer que algo está em uma parte mais elevada, o correto é usar “em cima”, separado. A palavra “emcima”, com “m” e escrita junto é errada. No entanto, ainda existe a versão “encima”, junto e escrito com “n” que também está correta.

As palavras “encima” e “em cima”, apesar de terem sonoridade igual, possuem grafias e significados diferentes. Cada uma delas devendo ser usada em um determinado caso. No entanto, nunca deve-se usar “emcima” junto e com “m”.

Confira mais sobre o assunto, abaixo, só no Gestão Educacional!

Emcima ou em cima

Significado de “em cima”

“Em cima” é o antônimo de “embaixo”. Usa-se a escrita separada quando ela possui a função de locução adverbial de lugar. Dessa forma, quando a sentença estiver informando a posição de algum objeto, deve-se usar “em cima”. Por exemplo:

  • O livro está em cima da mesa = O livro está embaixo da mesa.

Para lembrar, há uma dica super prática! Com os dedos da mão, faça o símbolo de “V” da vitória. A ponta dos dedos ficam em cima e estão separados; enquanto o início dos dedos ficam embaixo, juntos.

Significado de “encima”

Lembrando que a grafia “emcima”, escrita com “M” e junta é errada. Em alguns casos, a língua portuguesa aceita a versão “encima”, com “n”. É pouco usada na fala e vem do verbo “encimar”, que significa colocar sobre alguma coisa, como sinônimo de elevar ou coroar.

Tal termo é conjugado de duas formas: na 3ª pessoa do singular do indicativo e também na 2ª pessoa do singular do imperativo.

Para ficar mais claro, veja alguns exemplos com o verbo “encima”:

  • Essa árvore encima o monte;
  • A coroa encima a cabeça da princesa.

Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply