Encontros consonantais – O que são? Regras de Uso, Tipos e Exercícios Resolvidos
Encontro consonantal é um tema básico do estudo da língua, sendo estudado pela Fonética e Fonologia. Geralmente, tem-se contato com esse assunto logo nos primeiros anos da alfabetização.
Mas, será que você sabe tudo a respeito dos encontros consonantais? Confira agora, no Gestão Educacional!
Encontros consonantais: o que são?
Basicamente, dá-se o nome de encontro consonantal ao agrupamento de consoantes numa palavra, isto é, quando duas consoantes ficam lado a lado numa mesma palavra. Confira alguns exemplos abaixo:
- Clava;
- Dríade;
- Truco;
- Glória;
- Soprano;
- Atrás;
- Catolicismo;
- Mesma;
- Gnomo;
- Palavra.
[VEJA TAMBÉM: O QUE SÃO ENCONTROS VOCÁLICOS?]
Encontros consonantais e dígrafos são a mesma coisa?
A resposta é não. Para se caracterizar como encontro consonantal, como vimos, é preciso que duas consoantes fiquem próximas uma da outra numa mesma palavra. Entretanto, cada uma dessas consoantes tem um som próprio, sendo pronunciadas independentemente.
É o caso da palavra flor, por exemplo. Observando a transcrição fonética, é possível perceber que as consoantes F e L, apesar de juntas, são pronunciadas individualmente: [flˈɔx].
Já nos chamados dígrafos, também ocorre uma espécie de encontro de consoantes, mas as consoantes correspondem a um mesmo e único som. É o caso, por exemplo, de CH, como em chave. Observando a transcrição fonética deste vocábulo, é possível perceber que CH corresponde a um único som, o som palatal ʃ: [ʃˈa.vi].
Quais os principais encontros consonantais do português?
Segundo Celso Cunha (2017, p. 64), os mais frequentes encontros consonantais do português são aqueles que têm L ou R como segunda consoante. A tabela a seguir, de autoria do gramático citado, lista os encontros consonantais em questão:
Quais as regras de separação silábica dos encontros consonantais?
Quando o encontro consonantal está no início da palavra, as consoantes são inseparáveis, permanecendo na mesma sílaba, como pneu-mo-ni-a, gno-mo, etc.
Já nos demais casos, pode livremente tanto ocupar a mesma sílaba quanto serem divididos em duas. Portanto, ambas as formas são aceitas: di-gno e dig–no.
Vale observar que dígrafos, por diferirem de encontros consonantais, por se tratar de uma junção de consoantes responsáveis pela pronúncia de um mesmo som, não são separados, permanecendo na mesma sílaba, a não ser que se trate de consonantes iguais (RR e SS). Portanto: fle-cha, ca-mi-nho, car–ro, etc.
Além disso, convém destacar que, no português falado, é comum se pronunciar determinados vocábulos incluindo-se vogais entre os encontros consonantais, como em pneu (monossilábico) sendo pronunciado como pe-neu ou pi-neu (dissilábicos).
Quais os tipos de encontros consonantais?
Os encontros consonantais são classificados em três tipos diferentes:
- Encontro consonantal perfeito: quando, na divisão silábica, as consoantes permanecem na mesma sílaba: psi-qui-a-tra, clau-su-ra;
- Encontro consonantal imperfeito: quando, na divisão silábica, as consoantes ficam divididas, em sílabas diferentes: cor–te, mul–ta;
- Encontro consonantal misto: quando, na divisão silábica, ocorrem encontros consonantais perfeitos e imperfeitos: des–fri-bi-la-dor, de-sas–tre.
Identificando o encontro consonantal
É super simples identificar o encontro consonantal, basta procurar por duas ou mais consoantes que aparecem juntas e em sequência na palavra, mantendo o som de cada uma delas.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos encontros consonantais, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.
Para você entender – FAQ resumo sobre “Encontro Consonantal”
Entenda mais sobre Encontro Consonantal! Essas perguntas são as mais comuns entre as pessoas que buscam entender mais sobre esse assunto.
O que é um encontro consonantal?
O encontro consonantal são palavras que possuem duas ou mais consoantes juntas, seguidas uma da outra, que mantém o som de cada uma delas. São exemplos de encontros consonantais: prato, trio, ritmo.
Como identificar um encontro consonantal?
Basta procurar nas palavras o encontro de duas consoantes juntas em sequência que mantem o som de cada uma delas.
Deixe seu comentário