Interpretação de Texto – O que é? Importância e dicas de interpretação

Qualquer texto, independentemente da forma apresentada, tem como base conceitual a compreensão. Sua concepção, portanto, é de envolver, estando muito próximo da ideia da própria interpretação textual.

A interpretação de texto é algo que começa a ser estudado ainda na infância e abrange justamente as situações cotidianas verbais e não-verbais. Na realidade, tal assunto será aplicado durante toda a vida do indivíduo – por isso, é fundamental que você saiba o que é interpretação de texto, por que ela é importante e como se dar bem na interpretação textual. Confira essas e outras informações completas, aqui no Gestão Educacional!

O que é interpretação de texto?

Interpretação de texto

A interpretação de texto pode ser conceituada facilmente como o elemento-chave na compreensão de todo e qualquer discurso ou texto, ampliando-se o entendimento de sua ideia principal, isto é, de sua finalidade.

Como competência, a interpretação de texto é imprescindível para os resultados acadêmicos e profissionais. Isso acontece justamente pela maior eficiência na resolução de exercícios e na própria compreensão de situações do dia a dia.

A interpretação de texto envolve certas características, tais como:

  • Conjunções;
  • Elementos gramaticais;
  • Pontuação;
  • Preposições.

Tais peculiaridades devem estar dispostas em um texto da maneira correta para que assim a interpretação seja feita de forma concreta. Além disso, elementos necessários como coerência, coesão e estrutura semântica precisam estar bem definidos, pois são eles que irão expor as ideias do conteúdo abordado.

O principal objetivo da interpretação de texto é identificar a ideia principal dele. Quando isso é feito, é possível localizar as ideias secundárias, que podem ser argumentações, fundamentações ou explicações que irão esclarecer questões.

Importância da interpretação de texto

Somente pelo conceito é possível determinar a tamanha importância de uma interpretação textual. Basicamente, essa ação procura permitir que uma pessoa estenda o seu domínio sobre a linguagem (tanto escrita quanto falada), tornando-se mais eficiente em relação às informações que são transmitidas e recebidas.

Isto é, a interpretação de texto serve para favorecer a compreensão, o maior entendimento e a assimilação de conteúdos e ideias.

É ainda importante mencionar que a interpretação de texto é uma aptidão que pode proporcionar mais conhecimento de mundo aos indivíduos, bem como pensamento crítico.

No mundo acadêmico ou no âmbito profissional, uma pessoa se torna capaz de compreender e entender quais são seus limites por meio de uma interpretação de texto (seja ele uma carta ou uma conversa face a face). Desse modo, é vantajoso para que o indivíduo opine e articule as ideias, posicionando-se sobre um tema.

Aliás, a interpretação de texto auxilia na melhor elaboração de textos (mensagens, argumentos, redações, etc.), assim como no entendimento em relação a tabelas, planilhas e gráficos (textos visuais).

[LEIA TAMBÉM: COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO?]

Dicas para interpretar um texto

Interpretando texto

A interpretação de texto se torna uma tarefa imprescindível para quem trabalha com a escrita, assim como para aquelas pessoas que estão estudando para prestar concurso público.

Existem algumas técnicas e medidas que você pode adotar para melhorar sua interpretação de texto. Confira quais são e procure implementá-las o mais rápido possível para se sair bem em uma redação ou em conversas:

Esteja com um dicionário sempre por perto

Certos textos podem apresentar um vocabulário mais difícil de ser entendido – isso vale para artigos acadêmicos, relatórios técnicos e produções científicas. O uso exagerado de termos desconhecidos pela maioria das pessoas acaba exigindo a busca pelos significados, para melhorar a interpretação.

Para ajudar nisso, nada melhor que o dicionário, não?

Faça da leitura um hábito

Quanto mais você lê, mais conhecimento da língua você terá. Separe um tempo para as leituras, pois interpretar um texto não pode ser feito às pressas.

Uma dica é que você faça a leitura de gêneros diferentes, para engrandecer o seu vocabulário. Por isso, aposte em revistas, livros de literatura, jornais, publicações científicas, blogs e outros meios.

Aposte no silêncio

O silêncio pode ser uma arma poderosa para a interpretação de texto. É necessário concentrar-se no que se está lendo e isso depende da sua total atenção – evite muitos barulhos e atividades que possam distrair.

Faça a releitura do texto quantas vezes forem necessárias

As releituras podem confirmar ou rejeitar aquelas hipóteses que você já cria na primeira leitura do texto.

Portanto, retome a leitura desde o começo para assimilar novamente o assunto – repita isso até que você se sinta apto(a) a explicar com as suas próprias palavras o que o texto apresenta.

Se você faz uso de outras dicas, aplique-as. O que importa é aprender a interpretar um texto apropriadamente! Ah… e deixe elas nos comentários, para que outras pessoas também possam usar!


Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

One Response

  1. Avatar Evy Abrahão

Leave a Reply