Lei do Chá – Conheça a lei americana que resultou na famosa Festa do Chá de Boston

Conheça a história por trás da Lei do Chá, que culminou na Festá do Chá de Boston e foi um capítulo importante da independência dos EUA.

Um capítulo importante da Independência dos Estados Unidos foi a Lei do Chá, uma de várias medidas da Inglaterra, que além da separação, resultou na criação da famosa Festa do Chá de Boston. Conheça um pouco mais dessa história.

Lei do Chá e outras medidas da Inglaterra

Os Estados Unidos eram colônia da Inglaterra durante o processo da Revolução Industrial. À época, o território ainda recebia a designação de Treze Colônias Americanas.

O país europeu, enquanto passava pela Revolução Industrial, buscava formas de estimular o desenvolvimento das fábricasDesta forma, entre 1760 e 1780, a Inglaterra criou leis para aumentar a arrecadação da colônia

As primeiras foram a Lei do Açúcar, da Moeda, da Hospedagem, do Selo e os Atos Townshend. A última delas, em 1773, foi exatamente a Lei do Chá.

Em reação à Lei do Selo, em 1765, representantes das Treze Colônias redigiram uma Declaração dos Direitos e Reivindicações, em que demandavam que houvesse representação dos colonos na Câmara dos Comuns (Parlamento britânico). Ainda assim, o texto não demonstrava haver intenção de uma independência, solicitando o fim das imposições de restrição ao comércio da Colônia.

Os protestos começaram ainda em 1765 e, assustado, o Parlamento britânico decidiu abolir a Lei do Selo no ano seguinte. Em 1767, no entanto, a imposição dos Atos Townshend levaram a novas manifestações. Os Atos, decretados pelo ministro da Fazenda inglês, Charles Townshend, determinavam novos impostos, sobre o chá, bem como sobre o vidro e corantes.

Diante dos novos protestos, saques e boicotes aos produtos, houve também a revogação dos Atos.

Com a crescente insatisfação, em 1770, um grupo de americanos atirou bolas de neve contra um quartel na cidade de Boston. Em reação, o comandante ordenou que soldados atirassem para defender o prédio, resultando na morte de cinco indivíduos. Foi a partir desse evento, que ficou conhecido como Massacre de Boston, que ideias de independência passaram a se fortalecer gradativamente entre os colonos.

O que foi a Lei do Chá?

A Lei do Chá impôs que o monopólio da venda do chá na Colônia deveria ser destinado para a Companhia Britânica das Índias Orientais. Isso excluía, portanto, a elite colonial, que tinha lucros altos com a venda do produto. 

Esta foi uma forma da Inglaterra aumentar a exploração na Colônia, o que obviamente deixou os colonos insatisfeitos. 

Na verdade, o preço do chá importado reduziu devido à exclusividade de venda inglesa, contudo, as leis proibitivas foram todas sancionadas sem qualquer consulta aos representantes das colônias, sendo esta a maior fonte de insatisfação dos americanos.

Diante de tantas sanções e imposições, os sentimentos favoráveis à independência iam se intensificando e a Lei do Chá levou a um outro protesto, em 1773, a Festa do Chá de Boston – ou Boston Tea Party.

Festa do Chá de Boston

Lei do Chá - Conheça a lei americana que resultou na famosa Festa do Chá de Boston (Imagem: Pintura "Boston Tea Party", de W. D. Cooper, 1789)
Lei do Chá – Conheça a lei americana que resultou na famosa Festa do Chá de Boston (Imagem: Pintura “Boston Tea Party”, de W. D. Cooper, 1789)

O aumento dos impostos e da exploração fez com que os colonos começassem a se manifestar contra as medidas. Entre os meses de setembro e outubro de 1773, colonos ficaram sabendo a respeito da Lei do Chá justamente quando navios, com 270 toneladas de chá, estavam chegando às cidades de Boston, Nova York, Filadélfia e Charleston.

Entre os organizadores do protesto estava George Washington, membro do grupo “Filhos da Liberdade”, cuja sede ficava em Boston. Na ocasião dos manifestos contra a Lei do Selo, indivíduos pertencentes a essa mesma associação invadiram a casa do representante inglês Thomas Hutchinson e a saquearam.

Um dos momentos de maior destaque entre os protestos, que passou a contar com a adesão de muitos, foi o que ficou conhecido como Festa do Chá de Boston.

Em 16 de dezembro de 1773, 150 colonos vestidos como nativos americanos entraram no porto de Boston e atacaram três navios da Companhia das Índias Orientais. Eles lançaram mais de 300 caixas de chá ao mar. 

A Inglaterra reagiu e determinou a ocupação de Massachusetts pelo exército inglês e o fechamento do porto, sancionando, em 1774, os Atos Intoleráveis. Além disso, decidiram cobrar dos colonos por todos os prejuízos causados. As atividades do porto de Boston apenas retornariam quando fosse pago o prejuízo. 

Houve também a restrição das reuniões por parte dos colonos. Ainda assim, ocorreu o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia em 1774. Mesmo não tendo a independência como pauta central, a reunião sofreu duras repressões pelo governo britânico.

Os colonos, então, organizaram, em 1775, o Segundo Congresso Continental da Filadélfia e criaram a declaração de Independência, que foi concluída em 4 de julho de 1776.

Referências 

https://www.anphlac.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=487

https://www.ribeiraocorrente.sp.gov.br/DownloadServlet?id=rn4a5e48vjved8yavq23paaz89gqqy5d

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário