Leonardo Pisa – Quem foi? Biografia e Principais Obras

Nascido em Pisa, na Itália, durante o século XII, Leonardo Pisa, também conhecido como Leonardo Fibonacci, foi um importante matemático que apresentou a sequência indiana, denominada mais tarde de sequência de Fibonacci, no contexto europeu.

Além de ser considerado um dos mais importantes matemáticos da Idade Média, Leonardo Pisa foi o responsável por introduzir os algarismos arábicos na Europa e, consequentemente, em todo o Ocidente.

Biografia de Leonardo Pisa Fibonacci

Infância e juventude

Leonardo Pisa, ou Leonardo Fibonacci, nasceu no ano de 1170, na época da Idade Média, na cidade italiana de Pisa. Por conta da profissão de mercador de seu pai, Guglielmo dei Bonacci, Leonardo Fibonacci conviveu, durante sua infância e juventude, nos ambientes de grande atividade comercial, como na cidade de Bugia, localizada na região de Cabília, Argélia.

Dessa forma, desde muito jovem, teve contato com uma cultura diferente da cultura europeia, aprendendo métodos matemáticos hindus e árabes, desconhecidos até então no contexto europeu.

Vida Adulta

Por conta desse contato, o matemático conheceu os algarismos arábicos e, com alguns estudos, percebeu que a aritmética era mais compreensível e eficiente quando tais algarismos eram utilizados.

Leonardo Pisa, então, se dedicou ao estudo da matemática árabe, tornando-se um grande estudioso dela. Assim, viajou por diversos lugares, como Constantinopla, Egito e Síria, para aprofundar seu conhecimento e suas pesquisas com grandes matemáticos da cultura Oriental, como o persa al-Khwarismi.

Ao voltar para a Itália, Fibonacci resolveu diversos problemas matemáticos da corte. A partir daí, ele foi reconhecido e apoiado pelo o então imperador Frederico II, o que permitiu que Fibonacci conseguisse cada vez mais ampliar seus estudos matemáticos.

Aos 32 anos de idade, ou seja, em 1202, o matemático publicou sua obra “Liber Abaci (traduzida como o Livro do Cálculo). Esse material conseguiu introduzir o sistema de algarismos arábicos na Europa, além de incluir a Sequência Fibonacci na cultura Ocidental.

Morte

Fibonacci continuou a desenvolver seus estudos matemáticos, publicando mais livros. Porém, depois do ano de 1228, não há registros sobre a vida e obra do matemático. Leonardo Pisa morre aos 80 anos, em 1250. 

Principais obras de Leonardo Pisa

A obra de Fibonacci é constituída dos seguintes livros:

  • Liber abacci (1202) – obra na qual o autor apresenta e defende o uso dos algarismos arábicos, além de que demonstra a sequência indiana (denominada no ocidente como número de Fibbonacci) em conjunto com o problema do crescimento populacional dos coelhos. Tal obra ganha uma versão atualizada em 1228;
  • Pratica geometriae (1220) – nesta obra, o matemático expõe o seu conhecimento sobre geométrica e trigonometria;
  • Flos (1225) – aqui, Leonardo Pisa apresenta soluções de problemas matemáticos da corte;
  • Liber quadratorum (1225) – nesta obra, o autor trabalha com aproximações cúbicas. 

Sequência Fibonacci

A sequência de Fibonacci, conhecida também como número Fibonacci, é uma proporção de números inteiros, começada pelos números 0 e 1, na qual cada termo colocado é correspondente à soma dos dois números anteriores. A partir dessa ordem, temos a seguinte sequência de números:

  • {1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, …}

Com esses termos, também é possível chegar à razão áurea, tendo ela o valor de 1,618. Assim, quanto mais termos são postos nas sequências, mas se aproxima do número áureo, que é dado a partir da razão entre determinado número da sequência e de seu antecessor. Além disso, com a proporção de Fibonacci é possível construir a espiral áurea.

Na natureza, há a presença de tal espiral em diversos exemplos, como: rabos de camaleões, conchas de caramujos, pinhas, girassóis, furacões, galáxias, etc.

Além de ser encontrada na natureza, a sequência de Fibonacci também pode ser vista nas artes, como as do período do Renascimento, exemplificada no famoso quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Na arquitetura, tal sequência também é utilizada, como é o caso das Grandes Pirâmides do Egito.

Curiosidades

  • Leonardo de Pisa, além de ser conhecido como Leonardo Fibonacci, era também chamado de Leonardo Pisano ou Leonardo Bigollo;
  • Seus estudos inspiraram diversos estudiosos que, mais tarde, viriam a se tornar grandes nomes da ciência ocidental;
  • Fibonacci é considerado o matemático mais importante do período da Idade Média.

Natália Alves

Graduanda em licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content