Lipídios – O que são? Tipos, Funções e Classificação

Muitas pessoas, quando iniciam uma dieta para perder peso, retiram do cardápio, além das massas, as gorduras. No entanto, se em excesso, esses nutrientes podem fazer mal à saúde e causar obesidade, colesterol e até AVC. Já em quantidades moderadas, são essenciais para a produção de certos hormônios, bem como de energia e para a absorção de algumas vitaminas.

As gorduras são denominadas tecnicamente de lipídios, sendo as mais conhecidas os óleos, as manteigas e os azeites. Quando não nos alimentamos com uma frequência máxima de três horas, o organismo passa a acumular mais gordura, para estocar energia, e aí surgem os chamados “pneuzinhos” ou gordura localizada. Com o tempo, podem causar sérios problemas cardíacos.

O que são lipídeos e funções?

lipídeos

Os lipídeos são substâncias formadas pelas moléculas de ácido graxo e glicerol, caracterizando-se pela sua baixa solubilidade em água.

Os lipídios desempenham importantes papéis no organismo, pois são estruturais que constituem as membranas celulares. Além disso, auxiliam na absorção de certas vitaminas solúveis em gordura, como a vitamina A, D, E e K.

Os lipídeos estão associados à produção de hormônios esteroides importantes para a reprodução, como testosterona, progesterona e estradiol. A camada adiposa de humanos e animais atua como isolante térmico e físico, além de servir como reserva energética, pois são assimiladas quando não há carboidrato disponível no organismo. Além disso, os lipídios têm função digestiva, pois produzem os sais biliares que digerem as gorduras.

Em plantas, os lipídios impermeabilizam a superfície de frutos, para evitar a desidratação.

Tipos de lipídios

Há alguns tipos de lipídios muito comuns no nosso dia a dia, como o colesterol, os triglicerídeos, o ômega 3, as gorduras trans e os esteroides.

O colesterol, por exemplo, pode ser ingerido pela alimentação de carnes, produtos lácteos e outros alimentos de origem animal. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é ao todo maléfico para o organismo, sendo um importante componente da estrutura celular, para o crescimento e a reprodução, bem como para a produção de vitamina D e HDL (conhecido como colesterol bom).

Os ômegas 3 e 6 são essenciais aos seres humanos, pois são responsáveis pela fluidez da membrana plasmática e diminuição do LDL e triglicerídeos no sangue. Além disso, agem no controle de doenças cardiovasculares, inflamatórias e autoimunes.

Os triglicerídeos são os principais componentes de alimentos fritos e gordurosos e estão associadas às doenças coronárias. Para diminuir os níveis dessas moléculas no organismo, é necessário ter uma dieta saudável e praticar exercícios aeróbicos regularmente.

Já as gorduras trans estão presentes em muitos alimentos que ingerimos, principalmente os processados, pois são as responsáveis pelo sabor de bolachas, sorvetes e outros doces. Elas são formadas pela hidrogenação natural ou industrial dos ácidos graxos.

Classificação

lipídeos2

Esses nutrientes podem ser classificados de diversas formas de acordo com o critério adotado. Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, podem ser saturados ou insaturados. Os primeiros possuem apenas uma ligação simples, enquanto os segundos contam com uma ou mais ligação dupla.

Quanto ao seu ponto de fusão, podem ser divididos em dois grupos: gorduras e óleos. As primeiras são sólidas à temperatura ambiente e são formados por glicerídeos de ácidos saturados produzidos por animais. Enquanto isso, os segundos são líquidos à temperatura ambiente e são formados por ácidos graxos insaturados, produzidos por vegetais.

Exemplos de lipídeos

Dentre os alimentos ricos em lipídios, podemos citar leite integralovoscastanha de cajuazeite e carne com gordura. Lipídios saturados podem ser encontrados em amêndoas, coco, cacau, dendê e banha.

Exemplos de lipídios monoinsaturados são os óleos de oliva, canola e girassol. Já os poliinsaturados, que possuem ômega 3, estão presentes em linhaça, atum e salmão.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos lipídeos, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também!

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Lipídios – O que são? Tipos, Funções e Classificação

1) (UFRN) Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano, porque ele é:

  • a) Precursor da síntese de testosterona e progesterona.
  • b) Agente oxidante dos carboidratos.
  • c) Responsável pela resistência de cartilagens e tendões.
  • d) Cofator das reações biológicas.

2) (Adaptado UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:

  • a) Aminoácidos e água.
  • b) Ácidos graxos e glicerol.
  • c) Glucose e glicerol.
  • d) Glicerol e água.

Deixe seu Comentário

WebGo Content