Nova Ordem Mundial – Definição, Características e Era Pós-Vírus

Falar de Nova Ordem Mundial engloba as questões econômicas e políticas em nível internacional. Com essas questões, a Nova Ordem Mundial define, basicamente, a hierarquia de poder entre as nações do planeta.

Entenda o que significa a Nova Ordem Mundial, quais são as suas características, a existência de teoria da conspiração e até as mudanças que podem vir a acontecer por conta da pandemia do novo coronavírus.

Definição de Nova Ordem Mundial

ilustração nova ordem mundial

Antes da criação de uma nova ordem mundial, o mundo estava separado em dois “polos” por conta da rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética – a conhecida Guerra Fria, que se iniciou em 1947 e terminou apenas em 1991.

O período foi histórico pelas disputas estratégicas e os conflitos – que nada mais eram do que ameaças e indiretas, por isso muitos apontam a Guerra Fria como uma “guerra pacífica”, embora suas mudanças tenham acontecido nos âmbitos econômico e geopolítico.

A expressão “Nova Ordem Mundial”, portanto, expressa um período da Modernidade que veio depois da Guerra Fria, além de especificar os momentos de ruptura com os períodos anteriores.

Ou seja, a Nova Ordem Mundial procura definir hoje em dia a decadência dos Estados Nacionais e das Organizações Internacionais por causa da Globalização que vem unificando e homogeneizando os territórios, seus povos e culturas.

Características da Nova Ordem Mundial

mãos ao redor de um globo terrestre

A Nova Ordem Mundial acaba promovendo alterações da ordem mundial dentro da esfera geopolítica, o que ocasiona em uma nova configuração política.

De modo geral, a Nova Ordem Mundial teve seu início com o final da Guerra Fria – quando ocorreram dois importantes momentos: a queda do Muro de Berlim, no ano de 1989, e o fim da União Soviética, em 1991 –, onde os Estados Nacionais aceitaram a hegemonia do país norte-americano e reconheceram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como a maior força militar internacional. 

Os Estados Unidos já começaram sua dominância ainda após o fim da Segunda Guerra Mundial – não só passaram a prevalecer sobre o sistema capitalista, mas também se destacaram com seu poderio militar e nuclear, além da capacidade econômica e a própria colocação do dólar como padrão monetário internacional.

Na teoria, a Nova Ordem Mundial é dita como unipolar, quando se considera apenas o ponto de vista militar – com a superioridade dos Estados Unidos –, ou multipolar, quando se analisa os fatores econômicos e de desenvolvimento social – assim, aparecem o Japão e a União Europeia como personagens importantes.

Por conta da instauração da Nova Ordem Mundial, ocorreu uma polarização norte e sul, ou seja, uma divisão entre países centrais e desenvolvidos e os países periféricos e subdesenvolvidos. 

Antes da nova ordem, porém, a polarização mundial era definida entre leste e oeste, capitalistas e socialistas, respectivamente.

Teoria da Conspiração

Dentro do assunto sobre a Nova Ordem Mundial, existem muitas teorias conspiratórias, principalmente onde acredita-se que grupos secretos – de pessoas ricas e muito poderosas – estão implementando um plano de domínio mundial com o objetivo de unificar a humanidade.

Para alcançar um propósito desses, esses grupos precisam tomar certas ações, como desestabilizar ou derrubar governos, por exemplo.

Nova Ordem Mundial na Era Pós-Vírus

planeta e coronavírus

Com a pandemia do novo coronavírus, o mapa geopolítico mundial vem sendo redesenhado. Passados 75 anos desde o encontro de líderes (EUA, Grã-Bretanha e União Soviética) para desenhar uma Nova Ordem Mundial – que depois geraria a Guerra Fria, por sinal –, hoje o mundo se vê diante de uma ameaça que atinge não somente a saúde, mas a economia e a própria legitimidade institucional.

Em um momento de rivalidade geopolítica, a pandemia vem sendo o maior desafio desde o pós-guerra, o que pode trazer mudanças significativas para uma nova ordem global.

A China, por exemplo, como já era visto até mesmo antes do início da pandemia, é uma potência que está em rápida ascensão, agindo com mais assertividade e até se envolvendo em conflitos em vários pontos do planeta.

Os Estados Unidos ainda se mantêm como potência, mas o vírus vem massacrando boa parte da população e sua economia, juntamente com as alterações por conta das eleições presidenciais.

É fato notar que o novo coronavírus deixou aparente os vários problemas estruturais na ordem internacional, o que será um verdadeiro teste para as nações – afinal, todas elas serão capazes de ultrapassar esse período tempestuoso sem eclodir em crises graves?

Você entendeu sobre a Nova Ordem Mundial? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

Gestão Educacional

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content